
Desde 2019, o Complexo Hospitalar Zona Norte, composto pelo Hospital Delphina Aziz e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, testemunha uma transformação sob a gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). Durante esses cinco anos, uma série de conquistas marcaram o caminho dessa parceria, beneficiando a população amazonense e redefinindo os padrões de cuidados de saúde na região com projetos de humanização e respeito à vida.
Ao longo desse período, as duas unidades vêm conquistando avanços nos atendimentos assistenciais. Uma das principais realizações foi a modernização e expansão das instalações e serviços. O Hospital Delphina passou a funcionar com 100% de sua capacidade e a UPA Campos Salles passou por uma revitalização, garantindo um ambiente mais seguro e confortável para os usuários e funcionários.

O INDSH aprimorou os serviços, a implementação de novos protocolos, a prática de gestão e permitiu aumentar a capacidade de atendimento nas unidades, mantendo a excelência e qualidade na prestação dos serviços, garantindo aos usuários que procuram assistência cuidados de forma rápida e adequada.
Através de sua gestão, o Hospital Delphina Aziz tornou-se referência no enfrentamento da covid-19, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS e Ministério da Saúde. Em 2023 a unidade reafirmou seu compromisso com a segurança do paciente ao conquistar a certificação ONA 1, que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos da instituição. Também iniciou o atendimento de alta complexidade, realizando implante coclear, transplante renal e cirurgia de reconstrução de mama. No primeiro trimestre de 2024 a unidade iniciou o mutirão de cirurgias em especialidades como oftalmologia, ginecologia, mastologia e proctologia, realizando mais de 7 mil cirurgias durante esse período.

“Neste dia, em que se comemoram cinco anos de parceria entre o INDSH e o CHZN, faço questão de dar os parabéns a todos os profissionais do Hospital Delphina Aziz e da UPA Campos Salles, pelo magnífico exemplo de profissionalismo e espírito de dedicação ao seu ofício. Vimos isso, em especial, durante a pandemia de Covid, mas, mesmo depois, a evolução do CHZN continua evidente e cada vez mais aplaudida. Obrigado a todos vocês por estarem construindo um trabalho cada vez mais reconhecido pela população e pelas autoridades públicas”, agradece o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli.
Para o diretor operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do INDSH, Dr. Gasparini, essa parceria do instituto com o Governo do Amazonas é de sucesso, e quem ganha com certeza é a população. “Não existe resultado sem parceria, o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde confiaram no nosso trabalho e o resultado não poderia ser diferente. São cinco anos de muitos desafios, com foco sempre na entrega de serviços de excelência em saúde, priorizando o atendimento humanizado e colocando sempre à frente o respeito à vida”, pontua Dr. Gasparini.

A UPA Campos Salles, uma das mais importantes unidades em atendimento de urgência e emergência da capital amazonense, realiza mais de 10 mil atendimentos por mês. A unidade está integrada em projetos nacionais em parceria com o Hospital do Sírio Libanês e Hcor. Em 2023 a unidade foi convidada a participar do projeto de pesquisa da Oropouche no Amazonas. Atualmente está em processo para alcançar a certificação QMENTUM Internacional.
“Temos muito orgulho de fazer parte desses cinco anos de gestão do INDSH no Amazonas. Agradeço em nome dos colaboradores que compõem o complexo. Almejamos que essa parceria continue beneficiando, principalmente, a população amazonense que atualmente enxerga nas unidades uma nova referência de saúde para a região”, disse o diretor executivo do CHZN, Anderson Barros.
Texto: Karina Garcia e Jeane Cavalcante
Fotos: ASCOM/CHZN