
Treinamentos visando aprimorar o desenvolvimento interpessoal e de gestão dos colaboradores da área da saúde da UPA Campos Salles estão sendo realizados desde o mês de abril na unidade. O cronograma de projetos de Gestão de SI e Gestão UP começou a ser aplicado para os profissionais das diversas áreas de atendimento como setores administrativos e assistenciais.
Temas como Promovendo a excelência pessoal: Disciplina e foco, Gestão no Tempo, Os tipos de lideranças, Estratégias de liderança e gestão de equipe foram abordados com a ideia de capacitar ainda mais os profissionais que lidam diariamente com atendimentos de urgência e emergência no serviço de pronto atendimento 24h.
Responsável pelo treinamento de Gestão no tempo, a supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Jéssica Almeida explica os pontos que abordou com colaboradores e sobre a troca de experiência vivenciada.
“De uma maneira dinâmica procurei abordar com eles assuntos que mostram a importância de administrar melhor o tempo, não o tempo no sentido literal, mas o tempo com o que acontece no hoje, no agora, no que devemos colocar nossas energias, nossas forças, em como isso reflete na nossa saúde, afinal, pensar muito no passado, tende a nos levar à depressão, assim como muito no futuro, desenvolver ansiedade. Então, nessa troca de experiência falamos sobre o equilíbrio para uma melhor qualidade de vida, o quanto isso reflete diretamente no profissional, no bem-estar deles, porque não adianta pensar em gerir o tempo paro trabalho, se não aprende a levar para a vida”, explica Jéssica.

Para Rebeca da Costa, escrituraria da UPA, um dos maiores pilares para chegar longe é caminhar ao lado de profissionais competentes, e por meio dos treinamentos aplicados, está sendo desenvolvido não só educação, mas conhecimento e valores. “São temas maravilhosos que agregam na nossa vida profissional, um dos que mais me marcou foi o treinamento de Gestão no Tempo, assuntos que abordam o emocional, disciplina, comportamento fazem com que a gente cresça cada vez mais e desenvolva um trabalho melhor dentro do instituto e reflita no atendimento aos pacientes”, disse a participante do treinamento de Gestão de SI.
“Estou começando agora em um cargo de gestão e o projeto Gestão UP tem agregado muito a minha experiência profissional, estou aprendendo sobre os perfis de liderança, as suas características, os seus pontos fortes e limitantes que influenciam muito no meu desenvolvimento pessoal e profissional. Também estou aprendendo a desenvolver habilidades relacionadas a liderança, aperfeiçoando a comunicação com os colaboradores e absorvendo realmente papel do líder”, explicou a enfermeira Tamires Soares, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da UPA Campos Salles.
Entre os facilitadores convidados a colaborar com o projeto estão os profissionais, Philipe Lavôr, Jessica Almeida, Cassia Kellen, Sabrina Nascimento, Silvanira dos Santos, Janaina Paulo e Viviane Simas, todos colaboradores do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN).
O cronograma de projetos de treinamentos na unidade segue até agosto com temas como: Estabelecendo uma rotina de autocuidado, Inteligência emocional: Gerenciando as próprias emoções, Comunicação não violenta, empatia e cooperação comunicação não violenta, empatia e cooperação, Construindo time de alta performance, Produtividade, eficiência e resultados.