
Equipe de assistência social do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), promoveu, entre os dias 27 e 28 de junho, ações em alusão ao mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, denominado de Junho Violeta. Informações foram compartilhadas com colaboradores, pacientes e acompanhantes do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UPA Campos Salles.
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, seja ela física, sexual, psicológica, financeira, de abandono, por negligência ou autonegligência.
A supervisora do serviço social do CHZN, Janaína Pereira explica que além de levar sensibilização para os colaboradores, pacientes e acompanhantes, o intuito das ações realizadas nas unidades foi também divulgar as redes de proteção.
“Nós visitamos as enfermarias, conversando com os pacientes, com os colaboradores e acompanhantes de uma maneira bem acolhedora para que ninguém se sentisse acuado, mas à vontade. De repente a pessoa não sofre maus-tratos e não faz maus-tratos, mas conhece alguém, tem um vizinho tem um amigo que está passando por esse tipo de situação, com isso eles podem se tornar multiplicadores da informação”, pontuou a assistente social.

Campanha Junho Violeta
Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Maus-tratos contra idosos (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidades (ONU), declarou 15 de junho como Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
O que diz o Estatuto do Idoso?
Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, a liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Para denúncias ou acesso a rede de apoio, a população pode entrar em contato pelos números do disk denúncia 181 e 100, ou procurar os endereços listados abaixo.
Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – CIPDI/SEJUSC Rua do Comércio, 270 – Parque X de Novembro Fone: 92 98500-6332 / 92 98483-5075
Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso – DECCI Rua do Comércio, 270 – Parque X de Novembro Fone: 3667-7743
Ministério Público do Estado do Amazonas – Promotoria Especializada na Proteção e Defesa de Direitos – PRODEDIC (42ª e 56ª Promotoria) Av. Ce. Teixeira, 7995 – Nova Esperança Fone: 3655-0556 / 3655-0502
Defensoria Pública do estado do Amazonas / Núcleo Especializado em Atendimento à Pessoa Idosa – NEAPI Av. André Araújo, 679 – Aleixo Fone: 92 98436-0387
Fotos: ASCOM/CHZN