HOSPITAL DELPHINA AZIZ CONQUISTA PELA PRIMEIRA VEZ SELO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

O hospital Delphina Aziz faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte e é uma unidade da rede pública de saúde com atendimento 100%SUS

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz conquistou o Selo Segurança do Paciente, emitido pela Epimed Solutions em parceria com o IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente). A certificação reconhece, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da instituição, as boas práticas realizadas entre os profissionais de saúde, oferecendo uma assistência segura e de qualidade ao paciente.

A gestão de incidentes tem papel fundamental nas ações desenvolvidas para priorizar a segurança do paciente em uma instituição de saúde, neste sentido o Hospital Delphina Aziz, vem se destacando com implantação de projetos e ações para promover a prevenção de incidentes relacionados à assistência à saúde, incluindo eventos adversos.

Tendo como principal projeto o Guardião da Segurança, a unidade que está sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) desde abril de 2019, vem trazendo evolução nas ações desenvolvidas em prol a segurança do paciente. Esta promoção tem trazido diversos benefícios para os pacientes internados no hospital, entre estes está o projeto IRAS ZERO, que realizou o marco de 05 meses sem notificação de iras em um bloco de UTI, denomina UTI C.

O selo conquistado pelo hospital Delphina Aziz, não apenas estabelece padrões elevados, como também fornece ações necessárias para implementação de novas práticas de segurança dos pacientes.

A gerente do Núcleo de Qualidade de Segurança do Paciente, Dra. Mayla Borba, avalia que as notificações de incidentes e tratativas realizadas por todos os setores assistenciais, de apoio e administrativos que tem interface com a segurança do paciente colaboraram para esse resultado.

“Ao analisar sistemicamente as notificações dos incidentes mais frequentes na unidade foi elaborado o Projeto Guardião da Segurança, com foco em fortalecer as barreiras de segurança, criar multiplicadores da segurança do paciente em todos os setores do hospital, fortalecendo assim, a cultura de segurança do paciente em toda a unidade. As notificações são um mecanismo importante para identificar onde há as fragilidades dos processos assistenciais e de gestão de toda a unidade. Para os paciente e acompanhantes que utilizam os nossos serviços isso traz uma garantia maior que esta instituição tem um compromisso inegociável com a qualidade e a segurança”, frisou.

O hospital faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), e acordo com a diretora executiva do CHZN, Cinthia Rodrigues, Iniciativas como essa impulsionam a cultura de Segurança do Paciente e o selo, traz o reconhecimento do esforço coletivo de todos os colaboradores para a implementação dos protocolos de segurança do paciente na unidade.

 “A cultura de segurança no Hospital Delphina começou a ser trabalhada quando assumimos a gestão da unidade em 2019, e com isso vários planos de melhoria foram sendo implementados gradativamente. Com nossas ações e projetos voltados a segurança do paciente é possível identificar e comunicar as circunstâncias de risco, podendo antecipar algumas ações evitando exposição do paciente. Esta conquista valoriza nossos profissionais que se dedicam diariamente para oferecer assistência em saúde de excelência em um hospital da rede pública, estamos muito felizes com isso”.

INDSH- O hospital Delphina Aziz é uma unidade da rede pública de saúde e faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte que está sob gestão assistencial do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano desde abril de 2019.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo