
Dois profissionais que fazem parte do quadro de colaboradores do Hospital Delphina Aziz, que integra o Complexo Hospitalar Zona Norte, juntamente com a UPA Campos Sales, unidades 100% SUS vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), palestraram no I Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente, que aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques nos dias 21 a 23 de setembro.
Com o tema “conectando os pontos para a segurança do paciente: pessoas, processos e tecnologia” o congresso reuniu profissionais de diversas áreas da saúde, com foco na excelência em gestão de qualidade e segurança hospitalar. O objetivo principal foi oferecer oportunidades aos profissionais para dimensionar conceitos e atualizações sobre a cultura de segurança.

O Dr. José Branco, fundador e diretor executivo do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) e diretor técnico do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), foi primeiro a palestrar e falou sobre a experiência do Hospital Delphina Aziz com a acreditação.
“O papel da acreditação hospitalar é padronizar os métodos, buscando reduzir a zero os erros nos processos de atendimento ao paciente. Hoje o Delphina é um hospital pleno, com excelência e inovação nos processos. Nós também estabelecemos uma política de compliance, investimos no desenvolvimento de pessoas”, ressaltou Dr. Branco.

Durante sua palestra, a médica Intensivista Irina Jerez Jerez, Gerente Médica UTI’S CHZN/INDSH, apresentou os resultados alcançados e boas práticas associadas ao Selo UTI Top Performer.
“Em março deste ano conquistamos o selo de UTI Eficiente, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Tudo isso graças a performance desenvolvida pelas equipes multiprofissionais da unidade. É muito gratificante receber esse reconhecimento”, frisou.

Em janeiro de 2020 o Delphina Aziz conquistou o primeiro selo de qualidade ONA Nível 1, um marco historio por ser a primeira unidade da rede pública estadual a receber a acreditação no Amazonas. A diretora executiva do complexo, Cinthia Rodrigues, ressalta que a intenção é buscar a acreditação nível 3.

“Nosso lema é respeito à vida. Ter uma certificação traz benefícios tanto para os pacientes, quanto para os colaboradores. Com a adoção de políticas de controle e qualidade podemos proporcionar ainda mais confiança aos pacientes de que eles estão em um lugar que preza pela segurança”, destacou.
Em agosto o Hospital Delphina também conquistou o Selo Segurança do Paciente, emitido pela Epimed Solutions em parceria com o IBSP. A certificação reconhece, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da instituição, as boas práticas realizadas entre os profissionais de saúde, oferecendo uma assistência segura e de qualidade ao paciente.
Ao final da programação o hospital recebeu dois prêmios confirmando sua excelência e compromisso com a qualidade e segurança do paciente na instituição.
Fotos: ASCOM/CHZN