Terceiro Fórum Compliance: CHZN promove inclusão e destaca direitos dos trabalhadores PCDs

Com intuito de abordar a inclusão e os direitos dos trabalhadores com deficiência, o Hospital Delphina Aziz, unidade 100% SUS vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou segunda-feira (25/09) o III Fórum Compliance na Prática com o tema “Promovendo a Inclusão e os Direitos dos Trabalhadores com Deficiência”. O evento contou com a presença da diretoria do INDSH, e com a participação dos colaboradores da área assistencial e administrativa.

A diretora executiva do CHZN, Cinthia Rodrigues, fez a abertura do evento destacando a importância da troca de conhecimento sobre um tema tão singular.

“É uma grande honra poder discutir esse assunto com a expertise técnica dos palestrantes. Hoje, teremos a oportunidade de enriquecer nosso entendimento de maneira correta. Este tema é de extrema importância e merece ser enfatizado continuamente nas instituições”.

Dr. José Batista Neto, diretor operacional Norte/Leste do INDSH e especialista em administração hospitalar, iniciou sua fala destacando o conceito correto de deficiência. “Pessoas com deficiência têm uma condição, não uma doença, que pode ser intelectual, física, auditiva ou visual. No ambiente de trabalho, elas podem ter limitações em algumas atividades, mas devem ser inseridas no mercado de trabalho com base em sua competência para desempenhar qualquer função”.

Para Dr. Neto, a discriminação no trabalho afeta negativamente colaboradores com deficiência, prejudicando produtividade, saúde emocional e oportunidades de carreira. Ele enfatiza a importância de quebrar barreiras e promover inclusão, tanto a nível pessoal quanto corporativo.

“A inclusão depende do comprometimento de todos, não apenas da infraestrutura. Empresas devem adaptar processos de entrevista e competências, não alocar vagas específicas para deficientes, mas abrir vagas e incluí-los no processo”.

A segunda palestrante, Dra. Fabíola Bessa Salmito Lima, Procuradora do Trabalho da 11ª Região, abordou a legislação brasileira e a proteção dos direitos dos trabalhadores PCD (Pessoas com Deficiência). Ela enfatizou que a maior barreira é comportamental, destacando que a discriminação prejudica as oportunidades de carreira para pessoas com deficiência.

“Fiquei muito feliz ao receber o convite para estar aqui no Delphina. Quando essa iniciativa parte das empresas é mais gratificante para nós e mostra o comprometimento em querer aprender e se atualizar sobre o assunto”.

Fabíola ressaltou que as empresas que desejam promover a inclusão devem não apenas garantir acessibilidade, mas também acolher os colaboradores com deficiência. Ela elogiou a iniciativa do evento e enfatizou que “um ambiente de trabalho inclusivo beneficia tanto os funcionários com deficiência quanto a cultura e o sucesso da empresa como um todo”.

Fotos: ASCOM/CHZN

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo