Complexo Hospitalar Zona Norte realiza III Fórum Médico sobre Bioética

Médicos e colaboradores do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), que integra o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles, unidades 100% SUS vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), com gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), participaram do 3º Fórum Médico com o tema ‘’Decisões Conscientes: O papel da Bioética nas Rotinas Médicas do CHZN’, em celebração ao dia do médico comemorado dia 18 de outubro. O evento é mais uma iniciativa a fim de disseminar conhecimento atualizado aos médicos sobre o tema.

O diretor técnico do CHZN, Dr. Leandro Moura, fez a abertura da programação falando sobre o papel desenvolvido pela equipe médica do CHZN e enfatizou que a bioética é fundamental na prática médica diária.

“O número de médicos no complexo tem aumentado a cada ano, e novos serviços estão sendo implementados. A bioética assegura que os pacientes sejam tratados com dignidade e respeito, permitindo que expressem suas preferências e participem ativamente nas decisões relacionadas ao seu tratamento. O objetivo deste fórum é justamente esse, proporcionar um momento para compartilhar conhecimento sobre o tema”, enfatizou.

O evento contou com palestras do Dr. Trajano Sardenberg, médico especialista em Ortopedia/Traumatologia e Cirurgia da Mão e do Dr. Ricardo Monteiro, gerente de compliance do CHZN. A importância da bioética no atendimento ao paciente e os aspectos da bioética no ambiente hospitalar, foram os assuntos abordados nas apresentações do Fórum.

A primeira palestra foi conduzida de forma virtual pelo Dr. Trajano Sardenberg, que falou sobre a importância da bioética no atendimento ao paciente, explicando suas origens históricas e seu desenvolvimento como campo de estudo.

“A bioética clínica, por exemplo, pode ajudar os médicos e pacientes a lidar com dilemas éticos promovendo decisões éticas sólidas pois ela envolve a análise e reflexão sobre questões morais complexas que surgem nas interações entre médicos, pacientes, familiares e a sociedade em geral”.

O gerente Ricardo Monteiro, discutiu os aspectos da bioética no ambiente hospitalar, apresentando casos reais para ilustrar situações éticas complexas enfrentados por médicos no hospital. Ele abordou temas como cuidados no final da vida, consentimento informado, tomada de decisões médicas e cuidados no final da vida.

“É preciso que a equipe médica esteja informada e atualizada sobre os aspectos da bioética nos hospitalar e assim possam definir estratégias para garantir que os pacientes compreendam completamente os procedimentos médicos, riscos e alternativas. ”

No final das palestras, o público teve a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre os temas e situações apresentadas.

Fotos: ASCOM/CHZN

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo