
O Hospital Delphina Aziz, unidade 100% SUS vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), com gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou no último dia 20/10 a primeira cirurgia reconstrutiva mamária em uma paciente de 66 anos, diagnosticada com tumor filoide em uma das mamas.
A operação foi conduzida pela equipe composta pelos mastologistas Dr. Kaiom Pacheco e Dra. Isabelle Costa. Durante o procedimento, conhecido como reconstrução imediata, os médicos removeram o tumor e reconstruíram a mama utilizando a técnica com um expansor em loja submuscular, o que proporcionou à paciente benefícios como melhor resultado psicológico e estético.
Dr. Kaiom Pacheco, especialista em reconstrução de mama, explicou que essa abordagem tem a vantagem de combinar ambos os procedimentos em um único momento operatório, proporcionando à paciente uma recuperação menos traumática.
O diretor técnico do CHZN, Dr. Leandro Moura, destacou a importância desse tipo de cirurgia para o avanço dos serviços oferecidos pelo SUS no Amazonas. Ele enfatizou que técnicas cirúrgicas precisas e menos invasivas são valiosas para os pacientes.
“Uma das principais preocupações das mulheres que enfrentam o câncer de mama, por exemplo, é perder os seios e sentir-se menos femininas. A cirurgia de reconstrução veio para oferecer um processo de reabilitação menos traumático, proporcionando às pacientes a oportunidade de se sentirem bem com seus corpos novamente”, ressaltou.
A diretora assistencial do CHZN, enf. Soane Guimarães reforça que, ao oferecer a reconstrução mamária, o hospital está contribuindo para melhorar a qualidade de vida e autoestima das mulheres que necessitam desse tratamento.
“Este é mais um procedimento que vai entrar para a rotina do hospital, possibilitando que outras pacientes sejam beneficiadas”, esclareceu.
O resultado clínico da paciente foi excelente, segundo o mastologista Kaiom. Ele expressou sua satisfação em poder ajudar as pacientes a se sentirem bem com seus corpos novamente.
“É muito gratificante poder proporcionar essa transformação positiva e ajudar o semelhante. A paciente encontra-se sem sequelas e a incisão apresenta estética excelente”, finalizou.
Fotos: ASCOM/CHZN