
Gestores do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), unidade 100% SUS vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM), que integra o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles, com gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), participaram de um treinamento em segurança do paciente, ministrado pela nefrologista catarinense, Dra. Camila Sardenberg.
O treinamento, com foco nas “Estratégias de Implementação de Cuidados Centrados no Paciente”, visou compartilhar experiências e aprimorar as habilidades dos gestores do CHZN na promoção de ambientes hospitalares seguros e centrados no paciente.

Durante o treinamento, Dra. Camila Sardenberg compartilhou estratégias eficazes de implementação de processo de melhoria para garantir a segurança e a qualidade do atendimento. Ela também destacou a importância de ouvir o paciente, fazendo com que ele se sinta parte fundamental do tratamento.
“É importante ouvir o paciente e perguntar o que importa para ele antes de quaisquer procedimentos. Eles precisam saber que suas opiniões importam. Isso é humanização”, enfatizou Camila.
“Os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de discussões interativas e estudos de caso práticos, proporcionando uma compreensão mais profunda das estratégias apresentadas. Isso demonstra o compromisso da instituição em fornecer cuidados de alta qualidade e seguros aos seus pacientes”, destacou a Dra. Mayla Borba, Gerente Médica do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).
Fotos: ASCOM/CHZN