
Representantes do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), 100% SUS, participaram do Encerramento e divulgação de resultados do projeto Saúde em Nossas Mãos no triênio 2021-2023. O evento, que aconteceu em Brasília, nos dias 6 e 7 de dezembro, foi palco para a apresentação dos resultados conquistados pelo Hospital Delphina Aziz, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).
O encontro, que reuniu profissionais de saúde que atuam em hospitais de todo o país, faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que tem o objetivo de reduzir as infecções nas UTI’s dos hospitais públicos e, consequentemente, diminuir os custos causados por elas.

As enfermeiras Anny Miranda e Telma Vieira, representaram o CHZN e compartilharam os resultados alcançados no Hospital Delphina Aziz ao longo dos últimos 24 meses de trabalho. Elas apresentaram as boas práticas implementadas na unidade como medidas de prevenção e controle de infeção da corrente sanguínea, pneumonia associada a ventilação mecânica e infeção do trato urinário associado a sonda vesical. Esse conjunto de ações resultou a economia de R$ 1.507.898,82 e redução de 25 Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) na UTI 30 leitos, onde o projeto foi inicialmente desenvolvido.
De acordo com Anny Miranda, Coordenadora do SCIH/NHE “Estar entre os 189 hospitais do Brasil que participam do Proadi-SUS, contribui para o aprendizado e implantação das melhores práticas entre os colaboradores, pacientes e acompanhantes da unidade”. Ela também destaca que “processos padronizados e equipe engajada contribuem para adoção de hábitos que salvam vidas como a higiene correta das mãos”.

Para a diretora assistencial do CHZN, Soane Alves, “esse resultado reflete a eficiência das boas práticas implementadas na unidade, que contribuem para a melhoria contínua dos processos assistenciais oferecidos aos pacientes, fruto do empenho de todos os membros da equipe multiprofissional” ressaltou.
O Diretor Técnico do CHZN, Dr. Leandro Moura, enfatizou a importância da busca constante por aprimoramento. “É gratificante ver os resultados positivos alcançados pelo CHZN no Proadi-SUS. Nossa participação no programa não se limita a uma conquista isolada, é um passo em direção à construção de um sistema de saúde mais eficiente e seguro para todos. Parabenizo a todos os profissionais do CHZN pelo empenho.”