O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, vinculado ao Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde, sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), referência em saúde na região Norte, sediou na quinta-feira (31/10), uma visita do programa EMTN à Obra, uma iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira da Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE/BRASPEN) em parceria com a Fresenius Kabi. O projeto visa auxiliar hospitais na estruturação de equipes multiprofissionais para terapia nutricional, capacitando-os a aprimorar a assistência clínica. O Delphina Aziz, uma das instituições finalistas desta segunda edição do programa, concorre a uma premiação pela qualidade no desempenho dos protocolos e indicadores de qualidade implementados ao longo da consultoria.
Dr. Gasparini, Diretor Operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do INDSH, destaca a importância da iniciativa:
“O envolvimento do Delphina Aziz no Projeto EMTN à Obra reforça o nosso compromisso com uma saúde de qualidade. A busca pela capacitação e melhoria dos nossos processos de terapia nutricional é um reflexo do nosso foco em proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado e de alta qualidade,” destacou Gasparini.
A Diretora Assistencial do Delphina Aziz, enfermeira Soane Alves, também enfatizou o impacto dessa participação: “A oportunidade de integrar o programa EMTN à Obra traz benefícios imensuráveis para a qualidade da assistência nutricional que oferecemos. Esse trabalho colaborativo e o desenvolvimento de protocolos especializados são fundamentais para garantir segurança e resultados clínicos superiores aos nossos pacientes.”
Representando a Secretaria de Saúde do Amazonas, Dra. Luisa Demasi, Presidente da Comissão de Contrato de Gestão, também esteve presente no evento, reforçando o compromisso da Secretaria em apoiar iniciativas que elevem a qualidade do atendimento nas unidades de saúde.
O programa EMTN à Obra proporciona acompanhamento contínuo por três meses, incluindo reuniões virtuais quinzenais e uma visita presencial para revisão dos processos implementados. Além da consultoria, a equipe de especialistas composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos oferece suporte no desenvolvimento de protocolos e indicadores de qualidade assistencial aos hospitais que participam do programa.
Na ocasião, Cássia Kellen, coordenadora do serviço de nutrição do Hospital Delphina Aziz, recebeu a equipe do EMTN e apresentou as instalações e práticas da unidade.
“Para os nutricionistas que fazem parte do time CHZN, é um privilégio participar do EMTN à Obra, pois além de ter a oportunidade de participar de reuniões com profissionais de renome, participam de um passo fundamental na construção de uma assistência nutricional mais segura e efetiva. Estamos comprometidos em melhorar continuamente nossos processos para garantir o melhor tratamento aos nossos pacientes,” comentou Cássia. Segundo ela, a integração das equipes e a estruturação de protocolos são determinantes para alcançar resultados de alta qualidade.
Após o período de consultoria e avaliação, as instituições que apresentarem melhor desempenho receberão uma premiação que reconhece o impacto positivo na qualidade dos serviços de terapia nutricional. Para o Hospital Delphina Aziz, essa participação representa não só uma oportunidade de aprimoramento, mas também uma chance de inspirar outros hospitais na implementação de práticas nutricionais seguras e eficazes, contribuindo para o fortalecimento da rede de saúde na região Norte.