O Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), com destaque para o Hospital Delphina Aziz, foi premiado pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) pelo extraordinário marco de 146 transplantes renais realizados em 2024, consolidando-se como uma referência no atendimento de média e alta complexidade na região Norte. A premiação, que aconteceu durante a 1ª Reunião de Gestão das Unidades de Saúde do Governo do Amazonas, na capital, é uma homenagem ao impacto positivo que a gestão do CHZN, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), tem gerado na vida de centenas de famílias amazonenses.
O Delphina Aziz não apenas bateu recordes em transplantes renais, mas também reafirmou seu compromisso com a qualidade e a eficiência, elementos essenciais para conquistar a confiança da população. Cada procedimento simboliza não só a superação de desafios técnicos, mas também a dedicação de uma equipe que trabalha incansavelmente para transformar a saúde no Amazonas.
Em declaração, o diretor técnico do CHZN/INDSH, Dr. Leandro Moura, destacou a relevância dos trabalhos exercidos no CHZN: “Receber esse destaque é mais um reconhecimento, pelo trabalho, pelo compromisso, por uma equipe dedicada e qualificada, os 146 transplantes realizados é um marco, a tendência é crescer muito mais, exemplo como, os seis transplantes renais realizados em um tempo recorde, em 24 horas. É ganho, é qualidade e transformação de vida para todos”.
Durante o evento, a SES-AM lançou a Cartilha de Avaliação de Desempenho das Unidades de Saúde, um marco no planejamento e execução de políticas públicas na área da saúde. A iniciativa visa monitorar e otimizar os serviços oferecidos à população, estabelecendo caminhos claros para um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais forte e eficaz.
O Amazonas segue trilhando um caminho de excelência na saúde, provando que é possível construir um SUS forte, eficiente e voltado para as necessidades de sua população.