Hospital Delphina Aziz realiza palestras do Dia Mundial do Rim

Em alusão ao dia mundial do Rim (09 de Março), o Hospital Delphina Aziz, realizou no período de 06 a 10 março, ações voltadas a pacientes e colaboradores da unidade. O objetivo da campanha foi conscientizar e orientar pacientes e colaboradores para os cuidados com o Rim.

Através de mini palestras realizadas para os pacientes no ambulatório, a equipe multidisciplinar abordou temas que orientam para a importância dos cuidados diário no combate à doença renal, já os colaboradores assistiram palestra no auditório como tema “Cuidar dos vulneráveis & Estar preparado para os desafios inesperados” afim de fomentar o procedimento de cuidados pré e pós transplante dentro da missão, visão e valores do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

A palestra foi conduzida pela médica Camily Carolina Abecassis da Cruz, do Hospital Delphina Aziz, formada pela Universidade Federal do Amazonas, e nefrologia Universidade Federal do Rio de Janeiro e titular Especialista de Membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) que falou dos cuidados e prevenções e implantação do transplante de rim na unidade.

Estiveram presente a Presidente da Associação de Pré e Pós Transplantados Portadores de Doença Crônica e hepática do Amazonas, e Líder do Movimento da Associação Unidas pela Vida, Tabata de Melo e a Presidente das Associação dos Renais Crônicos do Amazonas, Renata Carvalho e do paciente Wanderson da Silva Rocha transplantado há 7 anos e o Presidente da Associação dos Transplantados, Thiago Coelho.     

Dados da Organização Internacional sem fins lucrativos World Kidney Day informam que 10% da população mundial padece de doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal. Ademais, a taxa de mortalidade pela doença aumenta a cada ano. A lacuna de conhecimento sobre a doença renal crônica limita seu combate e aumenta a mortalidade a ela associada.

A doença Renal Crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três ou mais. Atualmente, ela acomete 1 em cada 10 brasileiros e, em geral, não provoca sintomas nos estágios iniciais. Por isso é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a doença.

O diretor administrativo e custos, Jefferson Barbosa, falou da importância do tema da campanha neste ano que aborda os cuidados e desafios no enfrentamento da doença para as pessoas vulneráveis. “É uma campanha que visa a conscientização acerca da prevenção da doença renal crônica. No Brasil estimam que cerca de 10 milhões de pessoas vivem com a doença, é um número alarmante isso remete a gente tiramos esse tempo para falar do tema”, destacou diretor. 

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo