Ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa são realizadas nas duas unidades do CHZN

Hospital Delphina Aziz e UPA Campos Salles participam de campanha em alusão ao Junho Violeta

 Equipe de assistência social do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), promoveu, entre os dias 27 e 28 de junho, ações em alusão ao mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, denominado de Junho Violeta.  Informações foram compartilhadas com colaboradores, pacientes e acompanhantes do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UPA Campos Salles.

O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa com idade igual ou superior a 60 anos, seja ela física, sexual, psicológica, financeira, de abandono, por negligência ou autonegligência.

A supervisora do serviço social do CHZN, Janaína Pereira explica que além de levar sensibilização para os colaboradores, pacientes e acompanhantes, o intuito das ações realizadas nas unidades foi também divulgar as redes de proteção.

 “Nós visitamos as enfermarias, conversando com os pacientes, com os colaboradores e acompanhantes de uma maneira bem acolhedora para que ninguém se sentisse acuado, mas à vontade. De repente a pessoa não sofre maus-tratos e não faz maus-tratos, mas conhece alguém, tem um vizinho tem um amigo que está passando por esse tipo de situação, com isso eles podem se tornar multiplicadores da informação”, pontuou a assistente social.

Campanha Junho Violeta

Em 15 de junho de 2006, a Rede Internacional de Maus-tratos contra idosos (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidades (ONU), declarou 15 de junho como Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O que diz o Estatuto do Idoso?

Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, a liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Para denúncias ou acesso a rede de apoio, a população pode entrar em contato pelos números do disk denúncia 181 e 100, ou procurar os endereços listados abaixo.

Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa – CIPDI/SEJUSC Rua do Comércio, 270 – Parque X de Novembro Fone: 92 98500-6332 / 92 98483-5075

Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso – DECCI Rua do Comércio, 270 – Parque X de Novembro Fone: 3667-7743

Ministério Público do Estado do Amazonas – Promotoria Especializada na Proteção e Defesa de Direitos – PRODEDIC (42ª e 56ª Promotoria) Av. Ce. Teixeira, 7995 – Nova Esperança Fone: 3655-0556 / 3655-0502

Defensoria Pública do estado do Amazonas / Núcleo Especializado em Atendimento à Pessoa Idosa – NEAPI Av. André Araújo, 679 – Aleixo Fone: 92 98436-0387

Fotos: ASCOM/CHZN

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo