O Hospital Delphina Aziz, referência no atendimento de média e alta complexidade na região norte, gerido pelo INDSH e vinculado à Secretaria de Saúde (SES), vem se destacando por iniciativas que otimizam o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas, exames especializados e procedimentos médicos. Um exemplo dessa inovação é a reunião denominada do Bate Regulação, realizada semanalmente com os gestores da área assistencial responsáveis pelo sistema de regulação, o SISREG.
A reunião tem como principal objetivo alinhar estratégias para atender, de forma ágil e eficiente, a crescente demanda dos pacientes que aguardam por consultas, exames ou procedimentos na fila da regulação. Segundo a diretora assistencial do INDSH, enfermeira Soane Alves, a iniciativa é essencial para garantir um atendimento em tempo oportuno, evitando perda por absenteísmo ou perda primária.
“Os gestores que trabalham com a regulação de acesso através do SISREG se reúnem para tratar de assuntos relacionados ao acesso dos pacientes às consultas, exames especializados e procedimentos ofertados em nossa unidade. Nessa reunião realizamos ajustes de ofertas, gestão das filas, controle do absenteísmo e traçamos melhorias para garantir o cuidado adequado em tempo oportuno aos usuários do SUS”, explica a diretora.
A Reunião do Bate Regulação vai além da análise das filas de espera. Durante os encontros, são avaliados indicadores de desempenho, como as taxas de absenteísmo, além de serem feitas revisões na oferta de serviços, de acordo com as demandas mais urgentes. Essa abordagem permite que o hospital atue de forma proativa, garantindo que mais pacientes tenham acesso aos serviços sem atrasos desnecessários.
O SISREG, ferramenta digital que organiza as solicitações de consultas e procedimentos, é a base das reuniões. Por meio do sistema, é possível identificar gargalos no atendimento e realizar ajustes imediatos. “Com o SISREG, conseguimos mapear a demanda e planejar as ações com mais precisão, oferecendo um cuidado que respeita o tempo e a necessidade de cada paciente”, acrescenta a diretora assistencial.
Desde a implementação dessa rotina, o Hospital Delphina Aziz tem observado uma redução significativa no tempo de espera para diversos procedimentos e um controle mais rigoroso das filas de espera. Com iniciativas como essa, o Hospital Delphina Aziz reafirma seu compromisso com a humanização e a eficiência no cuidado aos pacientes do SUS, sendo um modelo de gestão para outras unidades de saúde.