Nos dias 27e 28 de setembro de 2024, o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), sob gestão do INDSH, participou do II Congresso Norte de Qualidade e Segurança do Paciente. Na ocasião, o CHZN montou um stand do Hospital Delphina Aziz e UPA Campo Salles para apresentar os serviços oferecidos pelas instituições e as certificações que ao longo da gestão tem conquistado com o compromisso de melhorar assistência à saúde. O complexo apresentou 07 trabalhos científicos do Delphina e 17 Trabalhos científicos da UPA.
Além disso, o evento proporciona um ambiente de aprendizado, troca de experiências e networking entre profissionais que compartilham o compromisso da qualidade e a segurança do paciente proporcionado a qualidade no cuidado ao paciente.
Para o Diretor Operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste, do INDSH, Dr. Gasparini, este evento fortalece o compromisso em busca de melhorias para a unidade.
“Este evento representa uma oportunidade única para que profissionais dedicados à melhoria contínua da segurança e qualidade no atendimento ao paciente se reúnam, compartilhem conhecimento e discutam as melhores práticas de gestão.”, ressaltou Gasparini.

O Hospital Delphina Aziz conseguiu o 2º lugar com o tema do Trabalho: A aplicação do Ciclo PDSA na análise sistêmica de eventos adversos: uma metodologia de melhoria. A aplicação da metodologia PDSA revelou-se eficaz, para identificar e corrigir falhas. Foram 17 PDSA de eventos sistêmicos adversos, com 23 ações realizadas, resultando em 53 ações de melhorias implementadas.
Esta iniciativa proporciona a redução em 50% da incidência de eventos adversos na justificativa.
Segundo a gerente de qualidade do Hospital Delphina, Dra. Mayla Borba, o congresso é uma troca de ideias entre os profissionais.
“Trocar conhecimento e experiências entre os profissionais gera resultados. É a certeza que estamos no caminho, com a qualidade e o compromisso com a segurança do paciente, sempre com foco em melhorias contínuas”, destacou Mayla.
UPA Campos Salles
A UPA Campos Salles apresentou 17 trabalhos científicos abordando ações de melhorias realizadas no último ano envolvendo a segurança do colaborador, ações multiprofissionais para excelência assistencial e qualidade e segurança do paciente.
A diretora da UPA Campos Salles destaca o engajamento da equipe da unidade na conquista do 1° lugar no congresso.
“Para a UPA Campos Salles a participação no congresso Norte de Qualidade e Segurança através de uma equipe multiprofissional foi muito significante pois permite que a cultura de segurança seja fortalecida em todos os níveis de atenção ao paciente. O engajamento da equipe refletiu na apresentação de 17 trabalhos científicos resultantes de ações de melhorias implementadas no último ano e dentre eles obter o primeiro lugar trouxe o reconhecimento do trabalho de toda a equipe. Nos sentimos honrado e motivados.”, disse Janaína Paulo.
Dentre os trabalhos apresentados, o desenvolvimento de automação robótica para classificação de risco assertiva recebeu a premiação de 1º lugar apresentando os resultados de redução de mais ou menos 76% nas classificações divergentes e 46% na deterioração clínica antes do atendimento médico.