
INDSH preparou programações especiais pelas datas comemorativas ao mês alusivo aos trabalhadores da área
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, que faz a gestão assistencial do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), promoveu ao longo do mês de maio eventos em homenagem aos profissionais da enfermagem. As comemorações foram direcionadas ao quadro de enfermeiros e técnicos dos respectivos duas unidades que compõem o Complexo. As celebrações alusivas à enfermagem encerraram com evento realizado nos dias 30 e 30/05, no auditório do Hospital Delphina Aziz.
A valorização aos profissionais foi demostrada pela direção do hospital por meio de eventos de agradecimentos aos cuidados prestados à saúde dos pacientes à apresentação de um curta-metragem, filme sobre a história da vida da fundadora da primeira escola mundial de enfermagem, Florence Nightingale.

O conselheiro Erasmo Vieira, representando o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André, prestigiou o evento e classificou com importante a valorização dada aos profissionais, comentou e deixou uma mensagem para os profissionais que já atuam na área e para os que desejam entrar para à profissão.
“Achei bem interessante, inédito pra mim, um filme, inclusive com pipoca, tivemos aí a lembrança da nossa patrona Florence Nightingale, rememorando todo legado que ela fez pra enfermagem, com um ambiente bem descontraído e bem familiar. Aos profissionais que estão atuando e para os que desejam entrar na enfermagem, que se dediquem ao conhecimento para que possamos crescer cada vez mais como categoria. A enfermagem nos acompanhada do nascimento à morte, então que nós possamos, dentro dessa linha do tempo, levar um pouco de cuidado para a população reconhecer a enfermagem como sua aliada, aquela que está ali para cuidar”, explicou o enfermeiro, Erasmo Vieira.
Para a diretora assistencial do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), Soane Alves, o intuito de toda a direção foi trazer para mais próximo os profissionais que estão na linha de frente do trabalho assistencial prestado à comunidade, homenageando eles pelo mês em alusão à enfermagem, comemorado em todo mundo.

“É muito gratificante reconhecer todas as conquistas que essa instituição vem adquirindo ao longo do tempo por conta do empenho, da dedicação desse grande time, junto com os demais membros da equipe multiprofissional. Eles estão na linha de frente, com o maior volume de profissionais dentro da unidade. Para nós é muito importante mostrar para eles a grandeza dessa profissão e o respeito que nós da diretoria temos por cada um deles.
Os eventos promovidos para os profissionais de enfermagem se estenderam a sorteios de brindes e entrega de premiação aos ganhadores do concurso de vídeos realizado pelos colaboradores em homenagem aos colegas da área.
“É uma honra receber esse reconhecimento porque quem atua na área sabe que não é fácil no dia a dia, o cuidar, é realmente como a gente sempre fala, é preciso ter empatia com o paciente, afinal estamos cuidando do amor de alguém. Então eu me sinto feliz e privilegiada em relação a tudo, em poder participar e ser homenageada hoje faz valer a pena continuar”, disse a técnica de enfermagem do CHNZ, Ellen Almeida.

Para a enfermeira Kézia Freitas, uma das profissionais mais antigas na área assistencial do hospital Delphina, o evento alusivo à enfermagem demostrou a importancia deles para a vida dos pacientes. “Essa homenagem nos lembrou a importância do nosso trabalho na vida de cada um. Nós como os enfermeiros, nós temos a oportunidade de salvar vidas, a enfermagem é o núcleo principal de um hospital e hoje nos sentimos muito mais lisonjeados por fazer parte da assistência e por trabalhar nesse hospital maravilhoso”, disse.
A equipe de enfermagem do Hospital Delphina e UPA Campos Salles é composta por 310 enfermeiros e 383 técnicos de enfermagem, vinculados ao Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), e por 32 profissionais da área, contratados pela empresa gestora Opy Health.

Mês da Enfermagem
No dia 12 de maio se comemora mundialmente, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro. Segundo artigo publicado no portal Brasil Escola, as datas foram instituídas em homegamem à enfermeira britânica Florence Nightingale, pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela atuação na guerra da Crimeia, e por ter fundado a primeira Escola de Enfermagem, no Hospital St. Thomas na cidade de Londres, em 1860. No mesmo mês, dia 20, se comemora o Dia do Técnico em Enfermagem.