
O Hospital Delphina Aziz, unidade 100% SUS vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou no mês de setembro a segunda etapa do Treinamento e formação da Brigada de Incêndio do INDSH. A atualização do treinamento é essencial para garantir a segurança dos pacientes, da equipe e das instalações, bem como para manter os serviços de saúde funcionando de maneira eficaz durante emergências.
O complexo, que abrange o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles, está em conformidade com regulamentos estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, que exige que hospitais tenham uma brigada de incêndio treinada e planos de evacuação adequados, de acordo com a instrução técnica Nº 17/2019.
De acordo com o Técnico de Segurança do Trabalho do SESMT/CHZN, Lino Auzier, a atualização constante do treinamento ajuda a equipe a lidar com situações de emergência de maneira calma e organizada.
“O treinamento de brigada em um hospital é de extrema importância devido à natureza crítica e sensível do ambiente. É diferente de uma indústria, por exemplo, onde você toca o alarme de incêndio e todo mundo sai correndo Hospitais abrigam pacientes vulneráveis e oferecer treinamento para os colaboradores assegura que a equipe esteja preparada para evacuar pacientes de maneira segura e eficiente”.
O treinamento, que ajuda a equipe a desenvolver planos de evacuação específicos para cada caso, acontece anualmente e é dividido em duas etapas, nas quais são ministradas aulas teóricas, com aplicação de provas, e aulas práticas com extintor e hidrante. A primeira foi realizada em maio de 2023. Nesta segunda etapa, houve formação de duas turmas.
A diretora assistencial do complexo, enf. Soane Guimarães, reforça que os incêndios podem interromper serviços médicos críticos.
“Além de reagir a incêndios, o objetivo é ter uma brigada que se concentra na prevenção, identificando e corrigindo potenciais fontes de risco de incêndio dentro do hospital”.
Fotos: ASCOM/CHZN