CHZN representa o Amazonas em congresso mundial de segurança do paciente

A UPA Campos Salles, sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), celebra a aprovação de quatro resumos científicos no Congresso Internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care), um dos mais prestigiados eventos globais voltados à qualidade e segurança na assistência à saúde. A edição de 2025 será realizada em outubro, na cidade de São Paulo, reunindo especialistas, pesquisadores e gestores de saúde de diversos países.

Os projetos aprovados refletem o compromisso da UPA Campos Salles com a inovação, humanização e melhoria contínua dos processos assistenciais e de gestão. São eles:

  1. Danger Zone: Aplicação de Metodologia Ativa com Escape Room no Treinamento da Cadeia Medicamentosa Segura

Utilizando uma abordagem inovadora com metodologia ativa, este projeto promoveu a capacitação das equipes quanto ao protocolo de cadeia medicamentosa segura, por meio da simulação imersiva tipo “Escape Room”, tornando o aprendizado mais eficaz e envolvente.

  1. Acolhe UPA: Sensibilização e boas práticas para um acolhimento seguro e inclusivo à pluralidade comunitária

A iniciativa estruturou treinamentos e capacitações voltadas ao acolhimento humanizado, atendendo às necessidades específicas de grupos vulneráveis como pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mulheres e crianças em situação de risco, povos indígenas e idosos. O projeto contou com o apoio de especialistas e órgãos que atuam diretamente na proteção desses públicos.

  1. Construção de ferramenta de auditoria para práticas obrigatórias requeridas conforme modelo de acreditação canadense

Focado na segurança do cuidado, este projeto desenvolveu uma ferramenta para avaliação da conformidade das Práticas Obrigatórias Requeridas (ROPs), conforme o modelo de acreditação Qmentum, contribuindo para o fortalecimento da cultura da qualidade e segurança do paciente.

  1. Pesquisa de satisfação do paciente: Contribuição do serviço de atendimento ao usuário na melhoria da qualidade em saúde

O estudo destaca a importância da escuta ativa do usuário e a aplicação de pesquisas de satisfação como instrumento estratégico para identificar oportunidades de melhoria e promover a excelência no atendimento.

Além da UPA, o Hospital Delphina Aziz também levará sua experiência ao congresso, com a aprovação do projeto científico que descreve a implementação da Governança Clínica Estruturada. O estudo tem como base pilares como segurança do paciente, efetividade clínica, gestão de riscos, auditoria clínica, envolvimento do paciente e família, e educação e desenvolvimento. Dentre as principais ações, destacam-se a adoção dos ciclos PDSA (Plan-Do-Study-Act) para análise de eventos adversos e a realização de treinamentos integrados com simulação realística de casos clínicos. A iniciativa visa aprimorar os desfechos assistenciais com redução da letalidade e do tempo de permanência, além de fortalecer a cultura da qualidade e da segurança no ambiente hospitalar.

A participação no congresso internacional reforça o protagonismo do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), composto pelo Hospital Delphina Aziz e pela UPA Campos Salles, na construção de uma saúde pública mais segura, humana e baseada em evidências, alinhada aos padrões internacionais de qualidade.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo