Comissão SAE: Hospital Delphina Aziz realiza treinamento voltado as 5 etapas do processo de enfermagem

Enfermeiros participaram de dinâmicas sobre a sistematização da assistência de enfermagem

Nos dias 22 e 23 de maio, O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade que compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou treinamento voltado as 5 etapas do processo de enfermagem. As ações tiveram como público-alvo enfermeiros que na oportunidade participaram de dinâmicas com o intuito de absorverem mais conhecimento sobre a prática da aplicação da ferramenta. Profissionais dos turnos diurnos e noturnos foram envolvidos de maneira explicativa e lúdica para o aprendizado e modernização do processo.

O treinamento ministrado pela comissão de Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE) foi proposto por meio de estações que representavam cada etapa do processo otimizado pela utilização de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e aplicação de jogo de Quiz de perguntas e respostas sobre o que foi ensinado. As equipes foram divididas em grupos para que as explicações fossem disseminadas de forma mais prática.

“Em nossas unidades utilizamos todos os recursos que é disponibilizado pelo estado para que seja possível entregar uma assistência de qualidade aos pacientes, isso temos feito com excelência. A utilização dessa ferramenta já nos mostra índices que comprovam que estamos no caminho certo. Somos unidades 100% SUS e nossa entrega em capacitar e adequar ao dia a dia da equipe os cuidados necessários têm sido satisfatórios”, explica o diretor operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do INDSH, Dr. Gasparini.

Para a diretora assistencial do CHZN, Soane Alves, proporcionar recursos que resultam em benefícios para os pacientes, é gratificante. “A sistematização da assistência de enfermagem é mais uma conquista rumo à excelência no atendimento por meio da aplicação de cuidados sistematizados aplicado individualmente em cada paciente. O instituto traz em sua essência o respeito à vida e, no Complexo, nós nos preocupamos em colocar em prática o cuidado seguro ao paciente para que ele tenha o melhor em atendimento enquanto permanecer em nossas unidades”, disse.

 A Sistematização da Assistência de Enfermagem

A ferramenta compõe todo o cuidado ao paciente, desde o dimensionamento de colaboradores, até a escala de rotina, e também as informações prestadas no atendimento. Esse acompanhamento é feito em etapas que vão desde o histórico de enfermagem, onde é feito no momento da admissão do paciente, o diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação, como, por exemplo, a ‘escala de Braden’, avalia se o paciente tem risco de lesão por pressão. Todo o cuidado é visando garantir o melhor atendimento para cada perfil de paciente durante a internação.

“Os resultados obtidos com a utilização do uso da ferramenta, reflete no cuidado na qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Podemos dizer que um processo de enfermagem bem realizado e aplicado previne o risco de incidentes de eventos adversos e reduz o tempo de hospitalização, entre outros benefícios”, explica a presidente da comissão SAE, enfermeira Gabriela Cabral.

O Hospital Delphina Aziz e a Upa Campos Salles, unidades do CHZN utilizam o sistema de informação hospitalar de maneira eficaz e aplicada, resultando em índices altos de eficácia nos atendimentos de internação, seguindo os protocolos descritos, o que resulta na diminuição dos possíveis danos causados durante a estada do paciente nas unidades.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Pular para o conteúdo