A unidade de saúde inova no atendimento humanizado e de qualidade, com um média de realização de 2 milhões de exames ao ano
O Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), composto pelo Hospital Delphina Abdel Aziz e a UPA Campos Salles, se destaca como referência em exames laboratoriais na Região Norte do Brasil. Com o maior laboratório em volume de exames e qualidade de resultados do Amazonas, o CHZN é um marco na saúde pública, oferecendo atendimento humanizado e de qualidade.
A inovação e a eficiência do CHZN são refletidas nos números impressionantes de atendimentos. Em 2022, foram realizados 2 milhões de exames, com picos de até 12 mil exames em apenas 24 horas. Até junho de 2023, cerca de 970 mil exames já haviam sido concluídos, demonstrando o ritmo acelerado e a capacidade operacional da unidade. Já em 2024, chega a atingir mensalmente cerca de 185 mil exames e até o mês de junho já foram realizados mais de 1 milhão.
Composto por 13 guichês de atendimentos, 16 postos de coletas e 10 laboratórios especializados, com quatro tipos de perfil de atendimentos, sendo eles: Internos, Transplantes, Urgência e emergência (UPA Campos Sales) e ambulatorial, o CHZN não apenas lida com grandes volumes, mas também garante precisão e confiabilidade em cada resultado. Este compromisso com a qualidade é evidenciado pela acreditação ONA 2 e pela certificação internacional QMENTUS, que atestam a excelência dos processos e a segurança dos pacientes.
Além disso, o laboratório do CHZN conta com dois importantes certificados de garantia. O primeiro é fornecido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), que anualmente avalia o desempenho do laboratório. O segundo é o certificado de proficiência em Ensaios Laboratoriais, concedido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reforçando a qualidade dos serviços prestados.
Para Dr. Gasparini, diretor-operacional das regiões Norte, Oeste e Centro-Oeste do INDSH, garantir um volume tão grande de atendimentos com qualidade reconhecida por instituições de fiscalização sérias, tanto nacionais quanto internacionais, é um feito notável. “Um laboratório dessa magnitude, que realiza até 12 mil exames por dia nos momentos de pico, fornecer serviços de qualidade é uma conquista única. Aliado a um atendimento humanizado, que realmente preserva o bem-estar do paciente em todos os processos, é um reflexo do nosso compromisso com o cuidado aos pacientes,” afirma Dr. Gasparini.
O laboratório também se destaca por sua capacidade de realizar quase todos os exames credenciados no Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (Sisreg), incluindo exames genéticos, o que agiliza o diagnóstico e melhora significativamente o atendimento aos pacientes.
Para Aline Moura, analista de qualidade, a qualidade significa cuidado. “Vejo que nós realmente cuidamos. O hospital, como um todo, se dedica a cuidar do paciente do início ao fim do processo. Há uma preocupação genuína em atender com empatia e atenção. Sabemos que muitos pacientes aguardam há bastante tempo para realizar seus exames, e estamos sempre atentos a cuidar deles em cada etapa, inclusive nos processos que eles não conhecem. Entendemos que uma amostra de sangue não é apenas um material biológico; é a vida de um paciente. Nosso compromisso é com a qualidade e a verdade em cada passo do processo. Do início ao fim, garantimos que tudo seja feito com a máxima dedicação”, finaliza Aline.
Os processos de qualidade no CHZN são rigorosos e contínuos. Uma equipe dedicada monitora a qualidade dos exames 24 horas por dia, comparando os resultados com parâmetros nacionais e internacionais. Essa rastreabilidade do processo de qualidade assegura que cada exame realizado siga os mais altos padrões, reforçando o compromisso do CHZN com a saúde e o bem-estar da população do Amazonas.