
A seca dos rios amazônicos representa um desafio para diversas atividades econômicas na região norte, incluindo o abastecimento de mercadorias e insumos essenciais do Complexo Hospitalar Zona
Norte (CHZN), que integra o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles, unidades 100% SUS vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). O CHZN depende, parcialmente, do transporte fluvial para receber suprimentos médicos e a diminuição do nível dos rios tem impacto no transporte de mercadorias que pode resultar em atrasos e escassez.
Diante desse cenário desafiador, a diretoria de Logística e Finanças do Complexo, junto às outras diretorias, definiu durante reunião de alinhamento estratégico para garantir a aquisição de medicamentos e suprimentos. Durante a reunião foram sugeridas soluções como a busca de fornecedores em outras regiões, a utilização de diferentes modos de transporte, como aéreo e rodoviário, para garantir o fornecimento contínuo de insumos.

Para o diretor de logística do CHZN, José Júnior, manter um estoque estratégico de insumos para lidar com situações de emergência é primordial.
“Nossas aquisições de grandes volumes, como soros, fraldas e entre outros medicamentos, vem de forma fluvial, colocamos metas desafiadoras para garantir o planejamento de compras com eficiência. Através disso, o planejamento será acompanhado junto as áreas de suprimentos semanalmente, buscando garantir a execução das metas traçadas, bem como, a não ruptura dos estoques da unidade” esclareceu.
Fotos: ASCOM/CHZN