Desafios e Soluções: Equipe de logística do CHZN se reúne para tratar dos impactos da seca amazônica na compra de insumos hospitalares

A seca dos rios amazônicos representa um desafio para diversas atividades econômicas na região norte, incluindo o abastecimento de mercadorias e insumos essenciais do Complexo Hospitalar Zona
Norte (CHZN), que integra o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles, unidades 100% SUS vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).  O CHZN depende, parcialmente, do transporte fluvial para receber suprimentos médicos e a diminuição do nível dos rios tem impacto no transporte de mercadorias que pode resultar em atrasos e escassez.  

Diante desse cenário desafiador, a diretoria de Logística e Finanças do Complexo, junto às outras diretorias, definiu durante reunião de alinhamento estratégico para garantir a aquisição de medicamentos e suprimentos. Durante a reunião foram sugeridas soluções como a busca de fornecedores em outras regiões, a utilização de diferentes modos de transporte, como aéreo e rodoviário, para garantir o fornecimento contínuo de insumos.

Para o diretor de logística do CHZN, José Júnior, manter um estoque estratégico de insumos para lidar com situações de emergência é primordial.

“Nossas aquisições de grandes volumes, como soros, fraldas e entre outros medicamentos, vem de forma fluvial, colocamos metas desafiadoras para garantir o planejamento de compras com eficiência. Através disso, o planejamento será acompanhado junto as áreas de suprimentos semanalmente, buscando garantir a execução das metas traçadas, bem como, a não ruptura dos estoques da unidade” esclareceu.

Fotos: ASCOM/CHZN

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo