
Ações fazem parte da campanha nacional no combate à desnutrição realizada em todo o Brasil
Nesta terça-feira (06/06), o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade que compõe o Complexo hospitalar Zona Norte (CHZN) realizou ações de conscientização sobre a importância dos cuidados com o quadro nutricional dos pacientes. A Campanha faz parte das comemorações em alusão ao combate à desnutrição, celebrado em no mês de junho em todo o país.
A equipe de nutrição visitou as enfermarias e UTIs levando orientações aos colaboradores assistenciais, por meio de placas com frases referentes aos quesitos importantes no combate à desnutrição hospitalar na a intenção de parabenizar a equipe multi e fortalecer ainda mais os cuidados com os pacientes internados na unidade.

A supervisora da equipe de nutrição do CHZN, Cássia Kellen, explica que, entre os cuidados na internação, são feitas triagens assim que o paciente interna na unidade, com isso são coletados dados sobre a preferência alimentar para que a dieta se adeque, não só às necessidades nutricionais, mas também para que seja possível alinhar com os hábitos.
“A partir do momento que esse paciente interna, todos os cuidados de identificação na questão nutricional dele são realizados para que quando pegue alta, saia o mais nutrido possível porque a gente entende que não adianta, por exemplo, colocar na dieta dele carne vermelha, se na internação ele falou que não come, fazemos essa adequação pra justamente aumentar a ingestão alimentar dele da melhor forma possível e melhorar o quadro dele até à alta médica”, explica a nutricionista.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN), a desnutrição hospitalar atinge cerca de 60% dos pacientes internados, o risco de lesão por pressão aumenta em 4 vezes, o tempo de internação aumenta três vezes, assim como aumento nos custos hospitalares.

Por esse motivo, o trabalho de parceria entre equipe de nutrição com a equipe multiprofissional da unidade visa corroborar para a redução desses índices e proporcionar para os pacientes o máximo de qualidade referente às questões alimentares.
O hospital Delphina cumpre todos os 11 passos importantes no combate à desnutrição hospitalar determinado pela Braspen que são: determine o risco e realize a avaliação nutricional; estabeleça as necessidades calóricas e proteicas; saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias; não negligencie o jejum; utilize métodos para avaliar e acompanhar a adequação nutricional ingerida vs estimada, tente avaliar a massa e a função muscular; reabilite e mobilize precocemente; implemente pelo menos dois indicadores de qualidade; continuidade no cuidado intrahospitalar e registro dos dados em prontuário, acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento; e oriente a alta hospitalar.