Hospital Delphina Aziz atinge a marca de 50 cirurgias de transplante renal realizadas

Desde julho de 2023, são realizados transplantes renais pela rede pública de saúde

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, atingiu, no dia 30 de janeiro, a marca de 50 cirurgias de transplante renal realizadas na rede pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade que compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN) é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). Os pacientes que realizaram a 50º cirurgia são José Abrantes, receptor, e o irmão dele, André Abrantes, doador do rim. 

O diretor técnico do CHZN, Dr. Leandro Moura, destacou a participação e empenho de toda a equipe do hospital. “Essa marca é mais do que um número, é um testemunho da dedicação incansável de toda equipe multiprofissional envolvida no processo, desde os primeiros atendimentos, ao ato cirúrgico e após, no acompanhamento”, falou. 

A trajetória de José Abrantes, de 56 anos, até a cirurgia de transplante renal começou em 2019. De lá para cá, o paciente passava por diálise três vezes por semana, acompanhado pela esposa ou os filhos. A maior felicidade para ele foi conseguir realizar a cirurgia no próprio estado. 

“É muito cansativa (a diálise). Passava mal várias vezes. Se eu precisasse da cirurgia antes, teria que viajar, mas agora vou fazer aqui. Tem que ter muita coragem para enfrentar tudo”, disse o receptor do transplante renal, José Abrantes. 

A emoção também tomou conta da filha de José Abrantes, a autônoma Lana Abrantes, 33. Ela explicou como o Governo do Amazonas por meio do trabalho de qualidade prestado no Delphina, proporcionou uma nova perspectiva para toda a família com o fato do pai não mais precisar realizar diálise. 

“O Governo sempre esteve nos amparando, graças a Deus. O transplante (renal) era um sonho que nem imaginávamos que pudesse acontecer aqui no Amazonas. A estrutura do hospital é de excelência e estamos muito gratos”, disse a filha, Lana Abrantes. 

Procedimento cirúrgico

No mês de julho de 2023, o Amazonas realizou a primeira cirurgia de transplante renal na rede pública de saúde do Estado. O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica.

Para a diretora assistencial do CHZN, Soane Alves, a realização do 50º transplante com os resultados que o programa vem entregando a sociedade do Amazonas, ressalta a importância e o comprometimento do time com o serviço de excelência. “É gratificante ver os números avançando pelos resultados, mas também, em perceber que nossa equipe está cada vez mais envolvida, são eles os responsáveis em fazer acontecer”.

O diretor operacional norte/oeste e centro-oeste do INDSH, Dr. Gasparini, comemora e fala que a meta para 2024 é realizar oito transplantes renais por mês na unidade. Ele ressalta, ainda, o cuidado e responsabilidade que o Instituto preza em atender com eficiência e de maneira humanizada. ”realizamos esse quantitativo de transplantes renais e estamos com ótimas expectativas para os novos procedimentos. São vidas sendo transformadas por meio de muita dedicação e comprometimento, colocando sempre à frente, o bem-estar dos pacientes que são atendidos em nossas unidades”, enfatiza.

Mais de 400 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade. O atendimento iniciou por pessoas que já realizaram os procedimentos em outros estados, que antes eram acompanhados por outra unidade de saúde. Em abril de 2023, a unidade passou a atender para pré-transplantes, com consultas via complexo regulador.

FOTOS: Mauro Neto/Secom

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Pular para o conteúdo