O Hospital Delphina Aziz, referência em média e alta complexidade na região Norte, vem se consolidando como uma instituição comprometida com a qualidade assistencial e a segurança do paciente. Desde dezembro de 2021, o hospital participa do Programa MAIS IBSP – Medindo e Aperfeiçoando os Indicadores de Segurança –, oferecido pelo Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), com o objetivo de avaliar e aprimorar os processos institucionais de segurança.
O programa é estruturado em três níveis de avaliação, que refletem o grau de maturidade dos processos de segurança implementados pela instituição. Em 2023, o Hospital Delphina Aziz conquistou a Certificação Nível I e, em 2024, avançou para o Nível II. Agora, a instituição está em um processo contínuo de melhorias, com o objetivo de alcançar o Nível III em 2025.
Durante a última auditoria externa, realizada regularmente pelo IBSP, uma reunião de monitoramento foi conduzida com a participação de equipes assistenciais, médicas, multiprofissionais, farmácia clínica, SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) e NQSP (Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente). O encontro teve como foco principal a análise detalhada dos indicadores de performance clínica e de segurança das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Para a diretora assistencial do INDSH, enfermeira Soane Alves, o compromisso com a segurança do paciente é prioridade. “Através do Programa MAIS IBSP, conseguimos mapear com precisão os desafios e implementar melhorias contínuas que impactam diretamente no cuidado e na qualidade assistencial. O avanço para o Nível III é uma meta realista que reflete o empenho de toda a nossa equipe. ”
O diretor executivo do INDSH, Cristian Tassi, também destacou o papel do programa no fortalecimento da cultura de segurança no hospital. “A participação no Programa MAIS IBSP reafirma o compromisso do Hospital Delphina Aziz com a excelência. Estamos avançando de forma consistente, sempre focados na inovação dos processos e no atendimento humanizado, com responsabilidade e transparência. ”
De acordo com os auditores, a avaliação dos indicadores desempenha um papel fundamental na identificação de possíveis gargalos e na implementação de estratégias para otimizar os processos assistenciais, garantindo mais segurança e eficiência no cuidado ao paciente.
Para a diretoria do hospital, o avanço no Programa MAIS IBSP reflete o compromisso diário da equipe em fortalecer a cultura de segurança, tornando os processos mais robustos e transparentes. “Estamos empenhados em evoluir continuamente para proporcionar um atendimento de excelência e uma experiência mais segura aos nossos pacientes. A participação no Programa MAIS IBSP é um importante norteador nesse caminho”, destacaram os gestores.
O Programa MAIS IBSP se destaca por promover uma avaliação criteriosa e personalizada das instituições, estimulando um ciclo contínuo de monitoramento, análise e aprimoramento dos processos assistenciais. Com o objetivo de alcançar o Nível III em 2025, o Hospital Delphina Aziz reforça seu papel como referência em qualidade e segurança na assistência hospitalar no Amazonas.