A iniciativa é uma forma de reconhecer o multiprofissional do CHZN, assim como a dedicação do Governo do Amazonas em promover uma saúde pública eficaz

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde (SES) e do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e a Opy Health, celebrou na manhã desta terça-feira (06/8) com grande entusiasmo o primeiro aniversário do programa de transplantes renais da rede pública do Amazonas. Este evento histórico marcou o início de uma nova era na saúde pública da região e demonstra o compromisso contínuo com a inovação e o bem-estar dos pacientes.
Em 5 de julho de 2023, o Hospital Delphina realizou o primeiro transplante renal da rede pública do estado, um feito pioneiro que transformou vidas e estabeleceu a instituição como líder em transplantes renais na região. A iniciativa é um reflexo do compromisso da equipe com a excelência e a qualidade no atendimento, assim como a dedicação do Governo do Amazonas em promover uma saúde pública eficaz.

Para o Diretor Operacional Norte-Oeste e Centro/Oeste do INDSH, Dr. Gasparini, é uma grande satisfação completar o primeiro ano com maestria.
“Em agradecimento ao Governo do Estado do Amazonas, na gestão de Wilson Lima e aos servidores do Hospital Delphina Azis, é gratificante obter resultados grandiosos e que trouxeram qualidade de vida para os que tanto precisam”, destacou Gasparini.
O presidente executivo do INDSH, Dr. José Carlos Rizoli, destacou que a realização dos transplantes é um avanço significativo na saúde pública do Amazonas e ganhou destaque na qualidade do atendimento.
“Trata-se de uma data marcante, que merece ser registrada e comemorada pelo estado do Amazonas, pelos profissionais da unidade e principalmente pela população. Significa um avanço extraordinário na busca de uma Saúde Pública digna desse nome, acessível e de grande qualidade, graças a uma equipe capacitada, envolvida nos objetivos, e ao governo do Amazonas que se empenhou nesse importante projeto”, destacou José Carlos Rizoli.

Durante a cerimônia, foi apresentada a identidade visual “Árvore da Vida”, simbolizando o primeiro ano de transplantes e o impacto duradouro da iniciativa. O que começou como uma pequena semente, agora se torna uma árvore frondosa, refletindo o crescimento e o sucesso do programa.
Além disso, em junho de 2024, o Hospital Delphina alcançou um novo marco com a realização do primeiro transplante renal de doador falecido na unidade de saúde pública, após já ter realizado 80 transplantes renais entre vivos. Este avanço reafirma a posição do hospital como pioneiro na região e destaca o contínuo compromisso com a inovação e a qualidade no atendimento médico, em alinhamento com o lema principal da instituição: “O RESPEITO À VIDA.”
A celebração deste primeiro ano de transplantes é um testemunho do esforço contínuo e da colaboração entre médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde. A equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para garantir um atendimento humanizado e eficiente, desde o acolhimento inicial até o acompanhamento pós-operatório.
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz mantém o compromisso em continuar essa jornada inspiradora, promovendo novas esperanças e transformando vidas através da inovação e da dedicação contínua à saúde pública.