O Hospital Delphina Aziz, referência em transplantes renais e atendimento de alta complexidade na região norte, está implementando um novo projeto de Gestão de Pessoas, adotando uma abordagem moderna que coloca o desenvolvimento e o engajamento dos colaboradores no centro das atenções. Essa estratégia é essencial para o sucesso da organização, impactando diretamente a produtividade, o trabalho em equipe e a retenção de talentos.
A gestão de pessoas já não é mais responsabilidade exclusiva do setor de Recursos Humanos, como foi em tempos passados, quando as preocupações eram limitadas à contratação e administração de pessoal. Desde a década de 1970, as organizações passaram a reconhecer a importância de integrar a gestão de pessoas no cotidiano de toda a empresa, especialmente entre os líderes. No Hospital Delphina Aziz, essa prática é vital para alinhar a cultura organizacional com as expectativas profissionais dos colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
O projeto utiliza princípios da psicologia organizacional para valorizar o capital humano, promovendo a integração entre os departamentos. Essa estratégia permite que os colaboradores compreendam como seu trabalho individual contribui para os objetivos coletivos, fortalecendo o senso de pertencimento e o trabalho em equipe. Ao estimular a colaboração, o Delphina Aziz busca não apenas aumentar a eficiência, mas também criar uma atmosfera de confiança e parceria.
Para o Diretor Operacional do INDSH, Dr. Gasparini, este projeto soma na qualidade do atendimento, trazendo mais produção nos serviços de saúde.
“Este projeto trabalha o desenvolvimento, a dedicação e o esforço de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Uma equipe de saúde que trabalha em total harmonia para garantir um atendimento humanizado, construindo, criando memórias e obtendo ótimos resultados”, destacou Gasparini.
A Cultura Organizacional como pilar da Gestão de Pessoas
Cada organização possui uma cultura única, e o sucesso da gestão de pessoas depende da adequação das práticas adotadas aos valores da empresa. No hospital, isso significa que tanto o setor de Recursos Humanos quanto os gestores de área possuem uma base sólida de dados que permite a elaboração de estratégias de negócios mais eficazes.
De acordo com a Diretora Assistencial, Soane Guimarães, a realização deste projeta fortalece mais as equipes do hospital.
“Cada colaborador tem o seu jeito de pensar e exercer sua função, mas com este foco em gestão de pessoas, podemos fortalecer o trabalho em equipe, contribuindo com resultados positivos e também reconhecendo a importância de cada um dentro do hospital, estimulando a ter um ambiente mais confiante e parceiro”, destacou a diretora.
Com esse novo modelo de gestão de pessoas, o Hospital Delphina Aziz reforça seu compromisso com a qualidade no atendimento e o bem-estar de seus colaboradores, criando um ambiente que promove o crescimento pessoal e profissional, além de garantir que todos estejam alinhados com a missão da instituição.