
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade que compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INSDH), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou, no mês de fevereiro, intensificações de cirurgias que englobam as especialidades de oftalmologia, proctologia, ginecologia e mastologia.
No primeiro mutirão realizado entre os dias 23 a 25/02, 361 cirurgias oftalmológicas de catarata foram realizadas em três dias. A meta geral é realizar 2.120 procedimentos nas quatro especialidades em pacientes que aguardam no cadastro no Sistema Nacional de Regulação (SisReg).

O secretário de saúde do Amazonas, Anoar Samad, destacou o trabalho do Governo do Estado para a realização da intensificação de cirurgias na unidade.
“Serão mais de 2 mil cirurgias até a primeira quinzena de abril. Neste final de semana, hoje também, já está acontecendo, nós estamos realizando um mutirão de cirurgias de catarata. Somente hoje vão ser cerca de 120, 150 cirurgias de catarata. É a saúde trabalhando cada vez mais para melhorar o atendimento à população e para redução de filas”, disse.
Além do resultado obtido no período mencionado, foram realizadas mais 27 cirurgias de catarata na especialidade de oftalmologia e 100 outros procedimentos no decorrer do mês de fevereiro nas especialidades de proctologia, ginecologia e mastologia. Neste fim de semana, a meta de realizar em média mais 500 cirurgias.

“Todo esse avanço só está sendo possível diante da união de várias frentes, desde a dedicação e empenho de toda nossa equipe que demonstra um empenho incansável em cada plantão e, com certeza, o apoio da Secretaria de Saúde, por meio do Dr. Anoar e do Governo do Amazonas, com o governador Wilson Lima, que acreditam na administração que estamos entregando ao estado”, pontua o diretor operacional Norte, Oeste e Centro-Oeste do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Dr. Gasparini.
A unidade reforça que os procedimentos citados estão fora da rotina do hospital, que já faz em média 1300 cirurgias em diversas especialidades por mês.
O diretor executivo do CHZN, Anderson Barros exalta o trabalho em equipe que está sendo entregue em prol da melhoria da saúde da população “Nós enquanto unidade de saúde responsável pela execução desses procedimentos, nos sentimos honrados em poder fazer parte de cada vida que sai daqui transformada. Aproveito para destacar e agradecer o empenho dos profissionais que estão fazendo isso acontecer, me sinto grato por representa-los em mais essa ação”.

Os procedimentos de cataratas realizados na unidade contam com a tecnologia de facoemulsificação com implantes de lentes, considerado o melhor e mais seguro procedimento médico para o tratamento desta natureza.
“É uma grande oportunidade fazer parte desse start para os mutirões tão bem organizados, feito com tanta segurança, com dedicação de toda a equipe, e poder fazer parte disso como cirurgiã, ao lado de outros profissionais amigos, é uma honra. Ver aquelas pessoas que aguardavam pelas cirurgias, finalmente conseguindo realizar um procedimento nos moldes como nós estamos realizando na unidade, é gratificante. E vamos continuar para que mais vidas sejam beneficiadas através desses atos de força tarefa que a gente vem desempenhando”, agradece Taynah Miranda Leão, médica-cirurgiã do Hospital Delphina Aziz.

A paciente Maria de Fátima Gomes Paz, 70, “Hoje está fazendo exatamente três meses que fiz essa mesma cirurgia de um lado do meu olho aqui mesmo no Delphina, e agora já vou fazer do outro. Estou muito feliz, já não enxergava quase nada. Chorei da primeira vez que cheguei em casa no mesmo dia, tirei o tampão do olho e consegui enxergar. Não vejo a hora de acontecer isso de novo. Vou voltar a enxergar dos dois olhos, poder ver o rosto dos meus filhos e netos porque só via tudo embaçado. É um sonho que orei muito para acontecer e está se tornando realidade”, conta dona de casa, moradora do bairro Zumbi, Zona Leste de Manaus.
“A estratégia adotada para o planejamento das intensificações foi de envolver todas áreas participantes no processo e promover o engajamento da equipe proporcionando conforto e segurança aos pacientes. A construção foi idealizada e construída por muitas mãos”, enfatiza a gerente assistencial de internação do CHZN, Uana Souto.
Para o técnico de enfermagem, Carlos Júnior Freitas, esse foi mais um desafio que foi realizado com êxito. “Foram dias longos, corridos, cansativos, mas ao ver o sorriso no rosto, a gratidão nas palavras e a alegria de quem teve sua cirurgia realizada nos deixou bastante satisfeitos. As equipes envolvidas deram o seu máximo, desde a da limpeza até os cirurgiões, todos se doaram ao máximo para que o objetivo fosse alcançado. Ficamos com o sentimento de missão cumprida, e a certeza da satisfação de nossos pacientes”.
Fotos: Douglas Santos SES-AM/ Jeane Cavalcante – CHZN