
As equipes multiprofissionais são essenciais na identificação do diagnóstico e no tratamento de AVCI
Equipes multiprofissionais do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, participaram na sexta-feira (21/07) de palestra de orientação de Protocolo de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). A palestra foi ministrada pelas neurologistas Dra. Satiko Andrezza Ferreira Takano e Dra. Ingrid Wanzileu.
Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue no cérebro por conta da obstrução de uma artéria. As neurologistas explicaram sobre sintomas, diagnóstico e o AVCI na fase aguda da doença.

De acordo com a Dra. Satiko Takano, a identificação rápida de AVCI em um paciente faz todo a diferença no procedimento de atendimento, que precisa ser rápido e assertivo. “ O AVCI é a principal causa de morte no Brasil, então a identificação do diagnóstico, pois nem toda unidade de saúde tem uma equipe especialista em AVCI, quando um paciente chega a unidade de saúde é importante conversar com o acompanhante para saber se o paciente toma medicamento, como foi o dia desse paciente, fazer a anamnese e o exame físico, são essenciais para seguir na definição do diagnóstico e identificar se o paciente está tendo um AVCI”.
“Na fase aguda do AVCI o objetivo é prevenir retenção e acúmulo de secreções, atelectasias e broncopneumonias, utilizando manobras de higiene brônquica (percussão, vibração e reexpansão pulmonar), drenagem postural e aspiração traqueal. Mudanças de decúbito são necessárias para prevenção de escaras e para prevenir contraturas articulares”, destacou a médica Ingrid Wanzileu.
O reconhecimento dos sinais de forma precoce auxilia de forma positiva no manejo adequado do paciente.