
Em alusão ao dia mundial do Rim (09 de Março), o Hospital Delphina Aziz, realizou no período de 06 a 10 março, ações voltadas a pacientes e colaboradores da unidade. O objetivo da campanha foi conscientizar e orientar pacientes e colaboradores para os cuidados com o Rim.
Através de mini palestras realizadas para os pacientes no ambulatório, a equipe multidisciplinar abordou temas que orientam para a importância dos cuidados diário no combate à doença renal, já os colaboradores assistiram palestra no auditório como tema “Cuidar dos vulneráveis & Estar preparado para os desafios inesperados” afim de fomentar o procedimento de cuidados pré e pós transplante dentro da missão, visão e valores do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

A palestra foi conduzida pela médica Camily Carolina Abecassis da Cruz, do Hospital Delphina Aziz, formada pela Universidade Federal do Amazonas, e nefrologia Universidade Federal do Rio de Janeiro e titular Especialista de Membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) que falou dos cuidados e prevenções e implantação do transplante de rim na unidade.
Estiveram presente a Presidente da Associação de Pré e Pós Transplantados Portadores de Doença Crônica e hepática do Amazonas, e Líder do Movimento da Associação Unidas pela Vida, Tabata de Melo e a Presidente das Associação dos Renais Crônicos do Amazonas, Renata Carvalho e do paciente Wanderson da Silva Rocha transplantado há 7 anos e o Presidente da Associação dos Transplantados, Thiago Coelho.

Dados da Organização Internacional sem fins lucrativos World Kidney Day informam que 10% da população mundial padece de doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal. Ademais, a taxa de mortalidade pela doença aumenta a cada ano. A lacuna de conhecimento sobre a doença renal crônica limita seu combate e aumenta a mortalidade a ela associada.
A doença Renal Crônica se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três ou mais. Atualmente, ela acomete 1 em cada 10 brasileiros e, em geral, não provoca sintomas nos estágios iniciais. Por isso é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a doença.

O diretor administrativo e custos, Jefferson Barbosa, falou da importância do tema da campanha neste ano que aborda os cuidados e desafios no enfrentamento da doença para as pessoas vulneráveis. “É uma campanha que visa a conscientização acerca da prevenção da doença renal crônica. No Brasil estimam que cerca de 10 milhões de pessoas vivem com a doença, é um número alarmante isso remete a gente tiramos esse tempo para falar do tema”, destacou diretor.