
No mês de maio, nenhuma infecção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica foi registra em todo hospital
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz está comemorando um marco histórico para os serviços assistenciais da unidade. No mês de maio, por meio de adesão com medidas de prevenção e controle aplicadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), foi possível zerar as infecções por Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM).
A médica infectologista, Karina Gonçalves, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), explica a importância dos resultados obtidos com esse marco e como isso reflete na qualidade do atendimento entregue pela unidade para a população.

“É uma grande vitória, é muito difícil qualquer hospital não ter nenhum registro de PAVM, ainda mais uma unidade como a nossa, com 100 leitos de UTIs funcionando. As infecções hospitalares são responsáveis por altos índices de mortalidade, então, quando a gente consegue zerar, a gente sabe que está entregando uma assistência muito melhor pro nosso paciente, diminuindo o tempo de internação, diminuindo o risco de mortalidade, isso é o que mais faz valer à pena o trabalho de toda equipe”, comenta Karina.

Para celebrar essa vitória, representantes do SCIH, visitaram todas as UTIs levando uma moldura com frases de agradecimentos para fazer registros com os profissionais de saúde e parabenizar pelo empenho de toda equipe multiprofissional envolvida nessa conquista.
Além das infecções por PAVM, outras duas também não foram registradas no mês de maio, infecção do trato urinário associado a sonda vesical e infecção do sítio cirúrgico.

Fotos: ASCOM/CHZN