
Entre os dias 05 e 06 de junho, o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade de saúde que compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e pela empresa gestora Opy Health, promoveu, a 1ª Feira Cultural da unidade. Equipes de diversos setores apresentaram assuntos de forma lúdica e educativa aos colaboradores que visitaram às exposições.
Conforme a idealizadora do projeto, a supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Jéssica Almeida, o intuito de promover uma feira cultural na unidade surgiu da necessidade de fazer uma integração com os colaboradores que entraram durante os picos da pandemia e não tiveram a oportunidade de participar, e uma nova reintegração dos colaboradores já efetivados a mais tempo.

“O projeto surgiu da necessidade de reintegrar e fortalecer a cultura da empresa com os colaboradores e determinados princípios, também da gente mostrar a gestão integrada entre o INDSH e a empresa Opy Health, e dessa forma, alinhar com as estratégias e a missão, visão e valores que temos. Trouxemos para o evento abordagens sobre os assuntos de uma forma lúdica, com uma metodologia ativa, saindo daquela temática de palestra de uma forma cansativa, associando a teoria com a prática”, disse.
No auditório da unidade, foram montados stands dos setores do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Tecnologia e Inovação (TI), Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSAP), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Assessoria de Comunicação, Compliance, Departamento Pessoal, Recursos Humanos e empresa Opy Health.
“Muito interessante, muito participativo, eles apresentaram de formas dinâmicas sobre os assuntos, um espetáculo mesmo o evento, desde a entrada, explicando sobre como atender bem o usuário por meio de teatro de fantoches, os cuidados com o paciente, até o setor de TI, isso nos deixou bem à vontade, posso dizer que foi tudo de bom”, comentou a enfermeira Maria Elaine, colaboradora que visitou o espaço da feira.

Finalizando o evento, a supervisora do NEP, Jéssica Almeida, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço dos resultados obtidos durante a ação.
“Nós observamos que ainda existe uma deficiência sobre os conhecimentos quanto aos processos do INDSH, os mais antigos e os mais novos que foram inseridos, alguns colaboradores ainda não possuíam esse entendimento, ainda existe essa fragilidade, mas isso serviu de termômetro pra gente, nos mostrando no que no que podemos melhorar, aplicar mais treinamentos, mais palestras e trabalhos de conscientização”, concluiu Jéssica.
Durante os dois dias de feira cultural, representantes dos diversos departamentos do hospital apresentaram os setores por meio de teatro de fantoches, Quiz, jogos interativos, entre outros, sempre de maneira lúdica e interativa, dando uma atenção especial à sustentabilidade de forma que todos os materiais que utilizaram para montagem são recicláveis e serão aproveitados para os próximos eventos.

Fotos: ASCOM/CHZN