
José Carlos Rizoli também se reuniu com direção e gestores para análise de resultados alcançados e perspectivas para 2023
O presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Carlos Rizoli, recebeu no dia 24 de janeiro 2023, a Certificação de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) – Nível 1 do Hospital Delphina Aziz. É a primeira vez na história do Amazonas que um ospital do Sistema Único de Saúde (SUS) recebe o selo de qualidade.

Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos nacional e internacionalmente.
O Hospital Delphina Aziz conquistou o selo de acreditação nível 1, dos três existentes. O selo reconhece que a unidade de saúde cumpre ou supera os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo liderança, aspectos estruturais e assistenciais, organizacionais e operacionais.
O Certificado é válido por dois anos. As avaliações de manutenção da certificação são realizadas a cada oito meses, assim como a verificação da possibilidade do aumento nos níveis de Acreditação existentes.
De acordo com Dr.Rizoli, a acreditação fortalece e torna oficial o serviço de excelência de uma unidade de saúde. “Toda vez que uma de nossas unidades conquistam acreditação, eu procuro analisar o estágio que ela estava e o estágio que ela está após acreditação, e o que me surpreende é que o hospital Delphina já estava bem evoluído, e isso é muito importante, para o hospital, para o instituto, para o estado do Amazonas e é muito importante para o Brasil. A acreditação traz toda uma normatização de atividades do hospital, aonde ele passa a ser uma coisa de excelência e cada vez o hospital melhora essa condição, é uma evolução necessária”.
Dr. Rizoli também falou sobre a iniciação do processo para trazer acreditação para UPA Campos Salles. “ Agora nós vamos fazer o processo para que a UPA Campos Salles também seja acreditada, é uma evolução que nós iremos fazer, é importante que tenhamos uma sensibilidade maior, para que as pessoas que procurem a UPA se sintam acolhidos. Hoje, o atendimento da UPA é importantíssimo para a população de Manaus e vai melhorar ainda mais.
O presidente do INDSH também participou de várias reuniões com diretores e gestores do Complexo Hospitalar Zona Norte, além das reuniões, o presidente foi convidado de honra do projeto Aniversariantes do Mês, projeto realizado mensalmente para os colaboradores.

O presidente do INDSH recebeu de presente uma luminária sustentável, o objeto decorativo foi um presente da supervisora de comunicação do CHZN, que inspirada pelo projeto Guardião Azul (o projeto ativo nas unidades sob gestão do INDSH e que incentiva ações que fortalecem práticas de preservação do meio ambiente e sustentabilidade), a colaboradora iniciou um projeto pessoal para reciclar recipientes de vidro que são usados em sua residência e que antes iam para o lixo.

Dr.Rizoli esteve em Manaus acompanhado do Diretor Técnico do INDSH, Dr. José Ribamar Branco Filho. O INDSH faz a gestão assistencial do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN) desde 2019. Desde o início da gestão o INDSH trouxe para as duas unidades do CHZN o fortalecimento do lema da instituição, o Respeito à Vida.