
O diretor operacional da região norte/centro-oeste do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Dr. Gasparini, a diretora operacional sul/sudeste, Lilian Buse, a gerente administrativa da UPA Campos Salles, Janaina Paulo, o gerente assistencial da UPA Alair Mafra, Alan Sebata, a coordenadora de qualidade das UPAS Santa Paula e Santana (Ponta Grossa/PR) Mariane Zadra, a enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Nicole Taumaturgo e o engenheiro de segurança do trabalho do CHZN, Patrick Mattos, participaram do Curso de Capacitação e Preparação Qmentum Internacional, organizado pela Quality Global Alliance, realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de setembro.
O curso é direcionado a profissionais das áreas de gestão, assistência e apoio em unidades de saúde. Seu objetivo é ajudar e treinar as unidades interessadas em obter o certificado Qmentum, capacitando os profissionais da saúde na Metodologia Qmentum International.
O treinamento, disponibilizado aos profissionais pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), contou com a participação da diretoria do INDSH e da diretoria operacional norte centro oeste e sul sudeste.
Várias unidades de saúde do Brasil, incluindo a UPA Campos Salles, (Manaus/AM) e a UPA Alair Mafra (Anápolis/GO), ambas administradas pelo INDSH na gestão do diretor operacional norte/centro-oeste, buscam a certificação Qmentum internacional, uma das mais importantes metodologias na área de Acreditação Hospitalar, com padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde. O modelo é utilizado por organizações de saúde para avaliar, melhorar e manter a qualidade dos cuidados e serviços oferecidos aos pacientes.
Dr. Gasparini enfatiza que o programa Qmentum auxilia as organizações de saúde a identificar áreas de melhoria e a estabelecer uma cultura de melhoria contínua.
“Foi muito importante participar desse curso. Ele proporciona atualização sobre processos de qualidade e orienta a implementação desses processos nas organizações o que contribui para a qualificação e fortalecimento de boas práticas no atendimento à saúde”, declarou.
As organizações de saúde que participam do programa Qmentum passam por uma avaliação detalhada, na qual são analisados processos, políticas, procedimentos e práticas para garantir que estejam alinhados com os padrões estabelecidos.
Fotos: ASCOM/CHZN