
O Hospital Delphina Aziz, unidade 100% SUS vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), sediou nesta terça-feira (26/09) o “I Roadshow – Segurança do Paciente”. O evento faz parte da programação itinerante coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e tem como objetivo principal fortalecer a cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde do Amazonas.
O evento contou com a presença da diretora executiva, Cinthia Rodrigues, do diretor administrativo e custos, Jefferson Barbosa, da diretora Assistencial, Soane Alves, do diretor técnico, Leandro Moura, do diretor de logística e finanças, José Júnior, do gerente de operações da empresa OPY Health, Leonardo Marques e demais gestores da unidade.

O diretor operacional norte/centro-oeste do INDSH, Dr. Gasparini, enfatiza que a segurança dos pacientes é um assunto de extrema importância porque eles depositam essa confiança nas unidades de saúde.
“É através do aprendizado contínuo e do compartilhamento de conhecimento que podemos garantir um ambiente mais seguro aos pacientes. O tema nos proporciona uma plataforma para a troca de experiências com outras instituições. Ao trabalharmos juntos, podemos desenvolver protocolos mais eficazes”.
O Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN) participou apresentando o projeto “Guardião da Segurança”, case de sucesso da unidade sobre as 06 metas internacionais da segurança do paciente: identificação correta, comunicação efetiva, segurança na cadeia medicamentosa, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesões por pressão.
Idealizado pelo Núcleo de Qualidade de Segurança do Paciente (NQSP), o Guardião é dividido em duas etapas: a primeira aborda mensalmente temas relacionados às 6 Metas de Segurança do Paciente e a segunda verificar o ciclo de melhoria contínua (PDSA) do que foi executado a partir das fragilidades identificadas no gerenciamento de risco das metas de segurança e os resultados obtidos através do projeto. Após 6 meses de implementação do projeto no CHZN, cerca de 600 guardiões voluntários já foram treinados.

A Dra. Mayla Borba, Gerente Médica do NQSP, ressalta que o intuito do Roadshow é o compartilhamento de boas práticas que promovam a segurança do paciente nas instituições participantes.
“Nós compartilhamos o projeto Guardião da Segurança, que tem como foco fortalecer as barreiras de segurança e criar multiplicadores da segurança do paciente em todos os setores do Delphina e da UPA Campos Salles. Esse projeto deu tão certo, que almejamos que ele seja implementado em outras unidades de saúde”, destacou.
A diretora executiva do CHZN, Cinthia Rodrigues, destaca que devemos falar diariamente sobre a segurança do paciente, sendo um aprendizado diário.
“Todos que dão entrada em um hospital querem se sentir seguros. É um assunto que nós vamos continuar falando todos os dias, porque todos os dias nós temos um paciente novo entrando na unidade e todos os dias novas tecnologias são implantadas”, frisou”.