Setembro Amarelo: CHZN realiza blitz interna para o incentivar o cuidado emocional de colaboradores e pacientes

O Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), que abrange o Hospital Delphina Aziz e a UPA Campos Salles, unidades vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou nos dias 13 e 14 de setembro ações de conscientização em alusão a “Campanha Setembro amarelo” com o objetivo de sensibilizar colaboradores e pacientes do complexo sobre a importância da prevenção ao suicídio, da atenção ao cuidado com a saúde mental e de acolher, sem julgamento, pessoas em sofrimento.

As ações foram promovidas pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), o setor Serviços Especializados em Medicina do Trabalho (SESMT) e a empresa OPY Health. Nos dois dias de programação, as comissões envolvidas visitaram setores da administração, enfermarias, recepções e UTI’s, levando informações sobre a importância de reconhecer os sinais de alerta, oferecer apoio aos colegas de trabalho que possam estar enfrentando dificuldades emocionais e orientações de como buscar ajuda quando necessário.

De acordo com a diretora executiva do CHZN, enf. Cinthia Rodrigues, o tema é umas das prioridades na agenda do complexo, que tem compromisso constante com o bem-estar de todos.
“O Hospital Delphina Aziz é referência em saúde no Estado e não apenas concentra seus esforços na assistência, mas também dedica atenção especial à saúde mental de seus colaboradores e pacientes. Disponibilizamos, durante todo o ano, aos nossos profissionais atendimento psicológico através do “Programa Qualidade de Vida”. Entendemos que essa iniciativa traz benefícios tanto para a unidade como para eles”, enfatiza Cinthia.

Para Janaina Pereira, membro do GTH, a iniciativa do CHZN é um exemplo de como uma instituição de saúde pode se preocupar genuinamente com a saúde mental funcionários.
“A equipe do hospital tem trabalhado incansavelmente para promover um ambiente de trabalho saudável e solidário. Por ser um tema delicado, e que pode disparar vários gatilhos, durante as blitzes nas áreas, procuramos abordar o assunto de forma suave, mas sem perder a seriedade”, comentou.

A Supervisora de Psicologia da unidade, Dra. Sabrina Vasconcelos, enfatiza que cada dor é única e que é preciso desmitificar o estereótipo de que quem passa por esse tipo de problema quer apenas chamar atenção. “Nesses 2 dias de orientações, buscamos reforçar que não se deve julgar a dor do outro, em vez disso, acolher e ofertar os serviços de atendimento, como Centro de Valorização da Vida (CVV) que com conta com profissionais capacitados para fazer essa primeira escuta”.

Além de orientações e conscientização sobre o tema também foi disponibilizado, através de QR CODE, material informativo sobre a campanha, ressaltando os recursos disponíveis para quem precisa de apoio imediato, como o “Disque 188”, disponível 24 horas.

Mais de 300 pessoas, entre colaboradores do Hospital Delphina e da UPA Campos Salles, pacientes e acompanhantes foram alcançadas.

 Fotos: ASCOM/CHZN

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed 

Subscribe to our newsletter

Sign up to receive updates, promotions, and sneak peaks of Swab Test. 

Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue
Ir para o conteúdo