O Hospital Delphina Aziz, vinculado ao Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Saúde do Estado e sob gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), promoveu o evento Setembro Verde, em uma ação de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. O encontro reuniu profissionais de saúde, representantes de órgãos públicos, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a doação e o impacto que esse ato generoso tem na vida de tantas pessoas.
A programação incluiu um forte depoimento por vídeo, de quem já passou por transplante, recebendo o órgão de um doador falecido, como forma de ilustrar as histórias de superação e a transformação que a doação de órgãos proporciona. Além disso, o “TX Talk Delphina 2.0”, conhecido como uma roda de conversa entre especialistas da área de saúde, que compartilharam seus conhecimentos e ofereceram orientações ao público, reforçando o valor da doação como um gesto de solidariedade que salva vidas.
O Diretor Executivo do INDSH, Cristian Tassi, destacou a relevância de promover eventos como o Setembro Verde para aumentar a conscientização.
“É fundamental que a sociedade compreenda a importância da doação de órgãos. Nosso papel é informar e desmistificar o processo de doação para que mais pessoas possam tomar essa decisão e, assim, dar esperança a quem está na fila de espera por um transplante”, afirmou Tassi.
O Diretor Operacional, Dr. Gasparini, reforçou o compromisso do hospital com a causa e a importância de incentivar esse tipo de ação.
“O Hospital Delphina Aziz, como referência em transplantes na região, tem a responsabilidade de liderar campanhas de conscientização como o Setembro Verde. Nosso objetivo é salvar vidas, e isso só é possível com a generosidade de quem decide se tornar um doador”, destacou o Dr. Gasparini.
O evento foi mais um passo importante na missão do Hospital Delphina Aziz de fortalecer a conscientização sobre a doação de órgãos, com foco em ampliar o número de doadores e, consequentemente, salvar mais vidas.