“Melhor prevenir do que combater” foi o tema escolhido para iniciar as etapas de treinamentos da unidade

A UPA Campos Salles, unidade que compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) promoveu, nos dias 03 e 04 de abril, o 1º Workshop de Prevenção a Incêndio e Desastre. A iniciativa faz parte do projeto iniciado ano passado no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e se estende agora para duas unidades.
O intuito desses treinamentos é levar conhecimento básico para os colaboradores sobre os equipamentos de prevenção e combate a incêndios para que entendam como funcionam, e aprendam sobre códigos e processos de evacuação em possíveis situações de ocorrências. Posteriormente serão iniciadas as etapas de simulados para capacitá-los com a parte prática.
Para o diretor operacional Norte/Oeste e Centro-Oeste do INDSH, Dr. Gasparini, esses treinamentos realizados nas unidades refletem o compromisso com a equipe e pacientes. “Nós como instituto temos a preocupação e o cuidado em saber que nossos colaboradores e pacientes estejam seguros dentro das nossas unidades. Esses processos de capacitação vêm para fazer com que isso seja possível”, enfatiza.

O engenheiro de segurança do trabalho do setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do CHZN, Patrick Mattos, explica sobre o processo de capacitação.
“Temos uma boa estrutura, e ter uma equipe bem treinada reflete diretamente na segurança do paciente porque eles são a razão de nós estarmos aqui. Tudo isso está sendo feito em etapas de treinamentos é para dar segurança ao colaborador, e capacitá-lo para que se sintam seguros e saibam como agir em uma possível ocorrência” explica Patrick.
A primeira etapa de simulados inicia na unidade ainda no mês de abril unindo a parte teórica do Workshop à prática de prevenção e combate a incêndios e desastres.
Jornalista: Jeane Cavalcante