
A UPA Campos Salles, que faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN) juntamente com o Hospital Delphina Aziz, vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), realizou a 2ª Gincana de Segurança do Paciente voltada à equipe multiprofissional da unidade, no período de 17 de setembro a 30 de outubro.

O objetivo desta edição era fortalecer a assistência segura dos pacientes através da implementação das ROPS (práticas organizacionais requeridas) que são critérios que evidenciam a qualidade das práticas assistenciais conforme a metodologia da QMENTUM Internacional.
Ao longo de seis semanas, foram abordadas 29 ROPS que se dividem em 6 categorias: Cultura de Segurança, comunicação, uso de medicamentos, vida profissional/força de trabalho, controle e prevenção de infecções e avaliação de risco. Semanalmente as categorias foram abordadas de maneira lúdica junto as equipes por meio de dinâmicas, quiz e painel interativos.

A gerente administrativa da UPA, Janaína Paulo ressalta que a iniciativa visa aumentar os conhecimentos da equipe multiprofissional.
“O objetivo do projeto é gerar conhecimento e aproximar-se da metodologia Qmentum, reconhecendo assim a aplicabilidade das ROPS nas rotinas desempenhadas por todos os colaboradores da unidade, compartilhando informações de forma simplificada, objetiva e efetiva, garantindo uma assistência de qualidade e segura aos pacientes. ”

Ao final das 6 semanas foi realizado um questionário online que permitiu classificar e evidenciar a retenção dos colaboradores. Os destaques foram premiados em uma confraternização nos dias 30 e 31 de outubro.
Fotos: ASCOM/CHZN