
A Upa Campos Salles, unidade 100% SUS, que integra o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), juntamente com o Hospital Delphina Aziz, recebeu nos dias 15 e 16 de janeiro visita de avaliadores para dar continuidade ao processo de acreditação internacional Qmentum na unidade.
O processo de certificação Qmentum teve início na unidade em agosto de 2023 e visa assegurar que as instituições cumpram requisitos internacionais de governanças e boas práticas. Em suas visitas de monitoramento e diagnóstico de processos, os avaliadores desempenham um papel importante ao analisar a implementação das recomendações pontuadas anteriormente às unidades de saúde.

Gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES/AM), a UPA Campos Salles é uma unidade que presa pela excelência nos atendimentos.
Jefferson Barbosa, O diretor administrativo e custos do CHZN, enfatiza que a execução eficaz das melhorias propostas não apenas reflete a dedicação da equipe, mas também fortalece a estrutura operacional da unidade. “A importância desse momento vai muito além da conformidade com padrões e normas internacionais, trata-se de um compromisso sério com a qualidade e atendimento oferecido à população pela UPA Campos Salles”.

“Todo esse esforço deve-se a dedicação e comprometimento das equipes e colaboradores no cumprimento das orientações. As considerações dos avaliadores nos permitiram fortalecer os processos que estão dando certo e criar incentivos para desenvolver melhorias”, enfatizou a gerente administrativa da unidade, Janaína Paulo.
Para Anderson Barros, diretor executivo do CHZN, a busca pela certificação estimula a melhoria contínua. “Estamos entusiasmados e confiantes. Possuir a acreditação é um diferencial que equipara a UPA à outras unidades de saúde em nível mundial. Além disso, a Qmentum não apenas valida as práticas existentes, mas também proporciona um impulso significativo para fortalecer uma rigorosa cultura de segurança”, conta Anderson.
A visita final, para avaliação de certificação da unidade, está prevista para março de 2024.